Ano será de muito trabalho, diz Derosso

por Assessoria Comunicação publicado 22/02/2008 18h15, última modificação 21/06/2021 06h36
Seguindo o Regimento Interno, a Câmara de Curitiba vai realizar, durante o segundo semestre de 2008, as sessões plenárias pela manhã, a partir das 9h. A informação foi prestada nesta semana pelo presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), que adiantou que o ano será de muito trabalho. “Embora seja especial, não podemos acelerar as votações. Iremos, sim, analisar com seriedade cada matéria, mantendo o compromisso de atender cada vez melhor a população de Curitiba”, assegurou o presidente.
Como as campanhas eleitorais se intensificam no segundo semestre do ano, Derosso garante a tranqüilidade em relação ao desenvolvimento das atividades plenárias e eventos.
Relatório
Em 2007, a Casa transitou quase 18 mil requerimentos, além de projetos, emendas e mensagens enviadas pela Prefeitura. Foram protocolados 150 pedidos de informação aos órgãos públicos, considerando o atendimento prestado pelas três esferas de governo. Foram recepcionadas 36 entidades da sociedade civil no espaço da tribuna livre e realizadas 104 sessões plenárias ordinárias e nove extraordinárias. Entre eventos e seminários, palestras e encontros, cursos ou mostras de artes, contabilizou-se 104 fóruns para debates de diversos assuntos em que a Câmara Municipal exerce o papel representativo oficial da comunidade.
A divisão de apoio às Comissões Permanentes da Câmara registrou 112 reuniões, além dos encontros das comissões temporárias, com destaque para o trabalho da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município de Curitiba.
Todo o trabalho do processo legislativo municipal é documentado e está disponível ao interesse público, conforme ressaltou o primeiro-secretário da Casa, Celso Torquato (PSDB), na leitura que fez durante a primeira sessão, logo após o prefeito Beto Richa prestar contas de sua administração, relativa a 2007. As atividades desenvolvidas no ano passado foram divulgadas pela assessoria de imprensa em 2.088 matérias e transmitidas as discussões de plenário pela TV on line, garantindo a transparência, segundo o presidente Derosso.
Também em 2007, o sistema de correio eletrônico da Casa, um software livre, foi implementado. Além de gratuito e seguro, tem diversas funcionalidades, sem restrição de licenças. O número de visitas ao site da CMC, incluindo acessos de outros países, como Portugal, Canadá, Chile, Alemanha, Japão e França, chegou a 3,117 milhões, média mensal de 259 mil.