Anjos da Enfermagem são recebidos na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 29/02/2012 19h05, última modificação 16/08/2021 10h37
O Instituto Anjos da Enfermagem apresentou, em plenário, o programa “Anjos da Enfermagem: educação através do lúdico”. A explanação, a convite do vereador Dirceu Moreira (PSL), foi realizada nesta quarta-feira (29), durante horário reservado à Tribuna Livre, na Câmara de Curitiba. O programa, mantido pelo Conselho Federal de Enfermagem e apoiado pelos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), utiliza uma metodologia lúdica que auxilia no tratamento das crianças, fomenta a promoção da saúde e divulga a importância de doenças, além de mobilizar nacionalmente as categorias de enfermagem para o voluntariado e a solidariedade.
Dirceu Moreira saudou o grupo, lembrando que, no Paraná, o programa foi implantado em novembro de 2010 e faz parte do maior movimento de responsabilidade social da Enfermagem Brasileira em prol das crianças com câncer. “Nosso Estado recebeu premiação máxima, núcleo ouro, no I Prêmio Anjos da Enfermagem de Responsabilidade Social”, frisou. O grupo é formado por estudantes de Enfermagem voluntários e atua no Núcleo Estadual situado no Coren-PR, em Curitiba. Realiza campanhas de arrecadação de alimentos, material de higiene pessoal, brinquedos e cobertores e na motivação para doação de sangue e medula óssea. “Eles fazem visitas hospitalares, às comunidades carentes, asilos e orfanatos, levando conforto àqueles que estão em situação difícil”, enfatizou.
Na tribuna da Casa, o presidente do Coren-PR, Montgomery Pastorelo Benites, falou dos avanços da categoria, citando a lei municipal que reduz a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem para 30 horas semanais. “Acredito que essas ações municipais vão levar o governo federal a aprovar também em âmbito federal”, afirmou, agradecendo aos vereadores pelo apoio.
A coordenadora estadual dos Anjos da Enfermagem, Rita Sandra Franz, apresentou as ações desenvolvidas pelo grupo em 2011. De acordo com ela, foram realizadas 113 atividades durante o ano, sendo 39 visitas intra-hospitalares, 53 extra-hospitalares, dez reuniões, nove campanhas nacionais e duas festas. “Trinta por cento dos dias do ano foram utilizados para realizar atividades voluntárias”, ressaltou.