Anita Garibaldi precisa de vagas para estacionar

por Assessoria Comunicação publicado 04/08/2010 19h05, última modificação 30/06/2021 09h52
Comerciantes, empresários e prestadores de serviço com estabelecimentos situados na avenida Anita Garibaldi e rua Vereador Washington Mansur vêm encontrando dificuldades para o embarque e desembarque de mercadorias, conforme  reivindicação feita ao  vereador Jairo Marcelino (PDT), na Câmara de Curitiba. Representando o segmento, o  parlamentar encaminhou, nesta semana,  solicitação à Diretran para implantação de vagas de estacionamento que atendam as necessidades comerciais das duas vias.  
No pedido é sugerido  que as vagas tenham como limite de tempo para estacionar os 15 minutos habituais, constantes nas normas de trânsito.  Jairo Marcelino fez a solicitação para toda a extensão das duas ruas, considerando o grande número de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço entre os bairros Ahu e Barreirinha  até Cachoeira.
Mão única
A necessidade teve origem depois da implantação de mão única em trecho da avenida Anita Garibaldi e nas ruas Vereador Washington Mansur, Benjamin Zilli e Santa Rita de Cássia, no Ahu e Barreirinha.  Embora a modificação tenha oferecido mais tranquilidade e segurança com o  novo binário, que aumentou a fluidez do trânsito  na ligação da região Norte com o centro da cidade, os comerciantes ficaram sem opções de estacionamento.
Jairo Marcelino considerou que a implantação de mão única beneficiou diretamente  usuários do transporte coletivo no local, onde passam 13 linhas de ônibus urbanos e metropolitanos. Contudo, intercede pelo segmento de atividade comercial, pela função primordial que exerce em relação ao desenvolvimento econômico da cidade. Como a mudança foi implantada pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, o parlamentar direcionou ao órgão o pedido, aguardando um "posicionamento positivo".
A Anita Garibaldi foi transformada em  mão única no sentido centro-bairro da rua Benjamin Zilli, perto da Justiça Federal, até a confluência com a Washington Mansur, perto do ponto onde a Anita Garibaldi passa a ter duas pistas. Por sua vez,  a rua  Vereador Washington Mansur passou a ter  mão única no sentido inverso, do bairro para o centro, do ponto de confluência com a Anita Garibaldi até a Benjamin Zilli, perto da Justiça Federal. E a Benjamin Zilli,  mão única da Washignton Mansur para a Anita Garibaldi, formando a ponta do binário    
Jairo Marcelino disse que "os comerciantes aceitaram satisfatoriamente o benefício da  implantação de sentido único e os binários  como  projeto de melhoria do trânsito em Curitiba". Declarou também que "a medida trouxe outras benfeitorias, como a sinalização das ruas e   semáforos. Entretanto, a proibição de estacionamento nas principais ruas e avenidas  vem atingindo a atividade comercial, principalmente nos embarques e desembarques de mercadorias." O vereador acredita que a Diretran será sensível ao pedido, providenciando um número de vagas condizente com a necessidade de todos.