Anestesiologista será Vulto Emérito de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2004 00h00, última modificação 05/04/2021 16h34

A Câmara Municipal entregará nesta sexta-feira (07), em sessão solene, o título de Vulto Emérito de Curitiba ao anestesiologista Ney Regattieri Nascimento. A homenagem, uma proposição da vereadora Nely Almeida (PSDB) com o apoio unânime dos parlamentares, terá início às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
Ney Regattieri Nascimento nasceu em 20 de março de 1923, em Curitiba, formando-se em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná, em 1947. Seu primeiro emprego foi na Companhia Seguradora Atalaia, como clínico geral, época da construção da estrada Rio Negro-Lages, quando os acidentes com explosivos eram freqüentes.
Em maio de 49, casou-se com Luiza Grein Nascimento, tendo quatro filhos. Foi um dos primeiros anestesiologistas de Curitiba, exercendo a profissão há 45 anos, na Santa Casa de Misericórdia, sempre atuando em favor dos menos favorecidos, para garantir que a instituição mantivesse as características de caridade. Com o título de especialista em Anestesiologia, foi preceptor da residência médica da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que lhe prestou homenagem em 2002, e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná, onde ajudou a formar novas gerações com dedicação e competência.
Senso humanitário
Atuou também na Saúde Pública, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital de Clínicas, Clínica de Olhos Santa Luzia, Clínica Costantini e Maternidade Curitiba, além de ter se especializado como legista, trabalhando no IML, o Instituto Médico Legal. “Fazendo nascer e vendo morrer, esse curitibano desenvolveu um senso humanitário que o tornou conhecido e admirado pelos seus colegas e pelas novas gerações que ajudou a formar”, afirma Nely Almeida.