Anestesiologista será homenageada na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 05/04/2006 18h15, última modificação 08/06/2021 10h44
Projeto de lei de que concede o título de Cidadã Honorária à médica anestesiologista Elizabeth Milla Tambara foi aprovado, por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (4), na Câmara de Curitiba. A proposta, de iniciativa da vereadora Nely Almeida(PSDB), vai homenagear “a profissional que ao longo de sua carreira tem se dedicado a melhorar a saúde das pessoas”, disse Nely.
A anestesiologista nasceu em Guarapuava, graduou-se em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1975. É pos-graduada em Anestesiologia; possui título superior em Anestesiologia; é especialista em metodologia do ensino superior; mestre em Clínica Cirúrgica pela UFPR; doutora em Clínica Cirúrgica pela UFPR; especialista em acupuntura e especialista em atuação na área de dor.
Freqüentou inúmeros cursos de extensão universitária; eventos, congressos, jornadas e seminários. Tem diversas publicações. Também orientou dissertações, monografias e teses de 51 bancas examinadoras.
Reconhecimento
Recebeu homenagens de reconhecimento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da UFPR; também recebeu homenagem como "Pioneira e promotora da saúde paranaense e como "Destaque Profissional" na sessão solene comemorativa ao Dia Nacional da Saúde da Câmara de Curitiba em 2005, além de prêmios de melhores trabalhos científicos apresentados em congressos de anestesiologia.
Participou como anestesiologista do primeiro transplante de fígado e cardíaco no Hospital de Clínicas, e na Santa Casa. Realizou, em 30 anos de profissão, mais de 30 mil procedimentos anestésicos. A profissional também foi membro do Conselho Fiscal da COPAN; 1ª secretária SPA, diretora Científica SPA , 2ª secretária SPA; vice presidente SPA e voluntária, na SBEE, onde faz acupuntura.
Atividades Docentes:
É professora de Anestesiologia na PUC, UFPR e na Faculdade Dr. Leocádio José Correia. Também é preceptora de residência médica na mesma especialidade e participou da formação de mais de 200 anestesiologistas no Hospital de Clínicas e na Santa Casa.
“ Estudo e experiência não faltam no currículo de Elizabeth , que com o seu esforço tornou-se uma das anestesistas mais respeitadas do Paraná”, justificou Nely Almeida.