Ampliação de ciclovias tem aval de vereador
Os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Curitiba visando ampliar as ciclovias existentes na cidade foram destacados, na Câmara Municipal, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB). Dentro de um ano e meio, a cidade deve ganhar mais nove quilômetros de ciclovia ao longo da BR-476 e mais dez quilômetros na Avenida Marechal Floriano, no sentido Boqueirão-Centro, segundo projeto que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
As novas áreas vão se somar à malha de ciclovias já existente na capital, que é de 81 quilômetros de pistas compartilhadas e de 35 quilômetros de exclusivas, em diversas regiões da cidade. "Além de ampliar as possibilidades de transporte, trata-se de um importante estímulo à prática esportiva, associado à redução da emissão de gases poluentes de veículos, tão importante num momento em que o aquecimento global é uma ameaça à nossa própria sobrevivência no futuro", destaca o vereador.
Mario Celso é um entusiasta da prática do ciclismo e apóia ações como a do Movimento Bicicletada Curitiba, que promove eventos de estímulo ao uso do meio de transporte periodicamente. Fora das ciclovias, o vereador reconhece que existem ainda muitos obstáculos às bicicletas. Lembra, entretanto, que a aplicação do Plano de Mobilidade das Cidades deve beneficiar ainda mais os que optam por este meio de transporte, já que prevê o atendimento prioritário às necessidades de pedestres e ciclistas, vindo depois os usuários do transporte coletivo e, por último, do transporte individual.
Segurança
Segundo o vereador, "um ponto importante nesse processo de ampliação das ciclovias é a segurança, questão já providenciada pelo prefeito Beto Richa através das ações da Secretaria Municipal da Defesa Social". Mario ressaltou a importante presença da Guarda Municipal no patrulhamento, através de motos e bicicletas, nas ciclovias e parques da cidade, garantindo tranqüilidade aos usuários, sejam eles esportistas, atletas ou trabalhadores.
Mario Celso manifestou também preocupação com os atletas de competição que se utilizam de estradas e rodovias para treinamentos, pedindo à Secretaria de Segurança Pública atenção especial, por intermédio das polícias rodoviárias estadual e federal. Inclusive, fazendo patrulhamento nestes locais, para evitar roubos e furtos.
As novas áreas vão se somar à malha de ciclovias já existente na capital, que é de 81 quilômetros de pistas compartilhadas e de 35 quilômetros de exclusivas, em diversas regiões da cidade. "Além de ampliar as possibilidades de transporte, trata-se de um importante estímulo à prática esportiva, associado à redução da emissão de gases poluentes de veículos, tão importante num momento em que o aquecimento global é uma ameaça à nossa própria sobrevivência no futuro", destaca o vereador.
Mario Celso é um entusiasta da prática do ciclismo e apóia ações como a do Movimento Bicicletada Curitiba, que promove eventos de estímulo ao uso do meio de transporte periodicamente. Fora das ciclovias, o vereador reconhece que existem ainda muitos obstáculos às bicicletas. Lembra, entretanto, que a aplicação do Plano de Mobilidade das Cidades deve beneficiar ainda mais os que optam por este meio de transporte, já que prevê o atendimento prioritário às necessidades de pedestres e ciclistas, vindo depois os usuários do transporte coletivo e, por último, do transporte individual.
Segurança
Segundo o vereador, "um ponto importante nesse processo de ampliação das ciclovias é a segurança, questão já providenciada pelo prefeito Beto Richa através das ações da Secretaria Municipal da Defesa Social". Mario ressaltou a importante presença da Guarda Municipal no patrulhamento, através de motos e bicicletas, nas ciclovias e parques da cidade, garantindo tranqüilidade aos usuários, sejam eles esportistas, atletas ou trabalhadores.
Mario Celso manifestou também preocupação com os atletas de competição que se utilizam de estradas e rodovias para treinamentos, pedindo à Secretaria de Segurança Pública atenção especial, por intermédio das polícias rodoviárias estadual e federal. Inclusive, fazendo patrulhamento nestes locais, para evitar roubos e furtos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba