Comissões fazem visita técnica à Comunidade Tiradentes 2

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 04/04/2023 13h05, última modificação 04/04/2023 18h30
A Comissão de Economia também tem agenda nesta quarta.
Comissões fazem visita técnica à Comunidade Tiradentes 2

No dia 23 de março, moradores da ocupação foram até à CMC pedir ajuda com a ação de despejo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (5), às 14h, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) fará uma visita técnica à à Comunidade Tiradentes 2. A agenda será conjunta, com as comissões permanentes de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação, de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias, além da Frente Parlamentar de Estudos sobre a Regularização Fundiária.

A deliberação da visita aconteceu na semana passada, quando os colegiados e a frente parlamentar discutiram a situação da ocupação. Vizinha do aterro sanitário da Essencis, no bairro CIC, a Comunidade Tiradentes 2 é formada por 64 famílias que vivem hoje sob a ameaça de despejo devido a uma ação de reintegração de posse movida pela empresa. No dia 23 de março, representantes dos moradores estiveram no Legislativo e pediram a ajuda da Comissão de Direitos Humanos e do presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), para a mediação de uma agenda com o prefeito Rafael Greca, para discutir moradia.

A visita técnica dos vereadores de Curitiba tem o objetivo de conhecer a realidade da Comunidade Tiradentes 2 e tentar viabilizar uma solução para a realocação das famílias.
Na reunião que deliberou pela agenda, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), que é presidente de Direitos Humanos, explicou que, no pedido da reintegração de posse, a Essencis teria solicitado o aumento do efetivo de policiais militares e que o cadastro dos moradores seja feito somente pela FAS no momento do despejo.

Além das comissões permanentes e da frente parlamentar, são esperadas as participações de outros órgãos do poder público. Foram convidados para a visita técnica as promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR); Fundação de Ação Social (FAS); Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep); as entidades Articulação Despejo 0 e Terra de Direitos; a Cohab Curitiba; Defensoria Pública do Paraná; a OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná); Comando-Geral da PMPR (Polícia Militar do Paraná); CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná); e a Comissão de Conflitos Fundiários do TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná).

Economia
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização tem sua agenda semanal às 8h30, para analisar cinco projetos de lei. O destaque da pauta é o projeto de lei que cria o Conselho de Integração de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Curitiba (CPDCM). A matéria (005.00178.2022) é da Prefeitura de Curitiba e prevê que o colegiado será de caráter consultivo e de propositura de convênios entre os entes municipais, ficando atrelado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Na Economia, a relatoria está com Jornalista Márcio Barros (PSD).

Outra proposta que será votada é o projeto de resolução da Comissão Executiva do Legislativo que cria três novos setores, sendo um vinculado à Diretoria de Tecnologias de Informações e Comunicações (DTIC) e dois à Diretoria de Comunicação Social (DCS). Apesar desse ajuste, não estão sendo criadas novas vagas, pois essas lotações serão ocupadas por servidores que já atuam no quadro próprio da CMC (
004.00005.2022). Na comissão, o relator do texto foi o ex-vereador Rodrigo Marcial (Novo).

Esta comissão tem, entre outras funções, a de acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, a abertura de crédito adicional, as operações de crédito, a dívida pública, as anistias e as remissões de dívida. Além disso, analisa os aspectos econômicos e financeiros do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias e, privativamente, analisa o projeto do orçamento anual e a prestação de contas do Executivo e do Legislativo.

A reunião da Economia será na Sala das Comissões, com transmissão pelas redes sociais da Câmara – YouTube, no Facebook e no Twitter. A comissão é presidida por Serginho do Posto (União) e tem como membros, além dele e de Marcial, os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos) e Professora Josete (PT).