CMC entrega título de Vulto Emérito ao coronel Renato Ribas Filho
As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para a entrega do título de Vulto Emérito ao coronel da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) Renato Ribas Filho. A solenidade é uma iniciativa do gabinete parlamentar de Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente do Legislativo, conforme requerimento 061.00048.2022. Haverá transmissão pelas redes sociais.
Ribas Filho está à frente do 6º Comando Regional da PM-PR, que abrange a Grande Curitiba. O homenageado tem 34 anos de serviço na corporação. A homenagem foi aprovada em 2º turno nesta segunda-feira (28), pelo plenário do Legislativo. O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara.
Formado em Direito pela PUC-PR e pós-graduado em Administração com ênfase em Segurança Pública e Direito Militar, Ribas Filho tem mais de 10 anos de experiência no policiamento da RMC. Também tem especialização como instrutor de Direitos Humanos e Cidadania na Cruz Vermelha e Ministério da Justiça e em Inteligência pela Agência Brasileira de Inteligência em Brasília (DF). Foi promovido ao posto de coronel da PM-PR em junho de 2021.
Além do Vulto Emérito, que será entregue pela CMC, Ribas Filho acumula 16 medalhas por serviços prestados à PM-PR. “Conceder o título é reconhecer, além dos 34 anos de Polícia Militar, os mais de dez anos de experiência no policiamento da Região Metropolitana de Curitiba. Como comandante do 1º CRPM, o curitibano Renato de Oliveira Ribas Filho também se destacou em ações importantes para Curitiba, como os reforços no policiamento ostensivo durante a pandemia da covid-19”, justifica o autor da homenagem.
Votos de congratulações
Nesta semana, o Legislativo de Curitiba também promoverá outras duas solenidades para a entrega de votos de congratulações e aplausos aprovados pelo plenário. Na quinta-feira (1º), às 14h, Nori Seto (PP) recebe homenageados para receber honrarias de sua iniciativa (061.00034.2022). No mesmo dia, porém às 19h, será a vez de Leonidas Dias (Solidariedade) agraciar personalidades com votos de congratulações de sua iniciativa (061.00049.2022).
Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. Todas as sessões solenes são transmitidas pelas redes sociais: YouTube, Facebook e Twitter.
Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2022.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba