Alunos que "adotaram" vereadores visitam o Legislativo

por Assessoria Comunicação publicado 10/04/2013 14h50, última modificação 15/09/2021 08h12
A Câmara de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (10), mais de 30 estudantes do Colégio Estadual João Paulo II. Eles “adotaram” vereadores e agora acompanharão os mandatos parlamentares durante esse semestre, sob a supervisão da professora Sônia Regina Cordeiro Silva. Os jovens cursam o 3° ano do Ensino Médio e fazem parte do projeto “Manifestações políticas nas ruas e praças da cidade: um ato público de cidadania”.

Os estudantes acompanharam a sessão plenária desta quarta, procuraram o vereador “adotado” e se apresentaram. Tiraram fotos e trocaram telefones e emails para manter o contato. Alguns foram conhecer os gabinetes onde as equipes de funcionários dos parlamentares trabalham. Exemplares da Constituição da República e do Estatuto da Criança e do Adolescente foram distribuídos.

“A cidadania não nasce com a gente. Precisamos aprender a ser cidadãos, e a escola é espaço para isso”, disse Sônia Regina, cuja iniciativa está amparada pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), do governo do Paraná, criado para incentivar os professores a inovarem didática e pedagogicamente. Ela tem a orientação do professor Dennison Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e incluiu a campanha “Adote um Vereador” na disciplina de História do Colégio Estadual João Paulo II.

Para o presidente da Câmara de Curitiba, que recepcionou os alunos em plenário, a iniciativa é importante para garantir o controle social sobre o Legislativo. “Nesse novo momento da Câmara Municipal, nós queremos que os estudantes façam parte do nosso cotidiano, acompanhando e cobrando as ações dos vereadores. A presença deles incentiva os demais cidadãos de Curitiba a fazerem o mesmo e adotarem a Câmara Municipal, reconhecendo nela uma verdadeira Casa do Povo”, celebrou o vereador.

Depois da visita ao plenário, os estudantes foram conhecer as demais instalações da Câmara de Curitiba e o Palácio Rio Branco, prédio histórico do Legislativo. Os estudantes vão avaliar os 38 vereadores, considerando as proposições protocoladas, assiduidade, entrevistas nos gabinetes, informações divulgadas no site da Câmara de Curitiba e notícias veiculadas pela imprensa. Os dados coletados serão publicados em página criada na rede social Facebook, intitulada “Terceirão da cidadania”.