Alunos de turismo tomam assento de vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 11/04/2005 17h15, última modificação 20/05/2021 16h14
Alunos do curso de turismo das Faculdades Integradas Curitiba participaram de uma iniciativa inovadora  na Câmara Municipal,  na última sexta-feira (8). Lotaram o plenário,  tomando o assento dos 38 vereadores, para simular uma sessão ordinária e exercitar a discussão da legislação turística, baseados  no projeto de lei  sobre realização de eventos, aprovado em 2003.
A iniciativa da  professora Henriette Cordeiro Guérios encontrou amparo no presidente  da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que atendeu pedido  do  líder da oposição, André Passos (PT),  propiciando a oportunidade para estudantes dos 4º e 5º períodos.  Professora das cadeiras de  direito, direito internacional, fiscal e alfandegário e  legislação turística,  Henriette estave acompanhada do professor Gil Polidoro, titular da disciplina de organização do turismo e, ainda, Adriana Czjkowski, da Secretaria  Municipal do Turismo,  também professora na FIC, na cadeira de hospedagem.
Partidos políticos
Organizados em partidos políticos e sob a orientação dos servidores do Legislativo, os alunos tiveram uma aula real de discussão, votação e aprovação do  projeto de lei propondo a regulamentação da sua atividade profissional.  A aluna Beatriz Fuchs, do PTF - Partido do Turismólogo  a Favor, ocupou a liderança da prefeita (imaginária) da cidade,, Henriette Guérios,  e Rodrigo Palanicheski, do  PTC – Partido dos Turismólogos do Contra, defendeu a oposição.
Janaína Santos foi líder do PUT – Partido da União dos Turismólogos; Dimas França pelo PJT -  Partido Jovens do Turismo, e Gustavo Tecchio foi líder do TOSEQ – Turismólogos Oferecendo Serviço de Excelente Qualidade.
“Os alunos que discutiram direitos e deveres  na regulamentação da profissão fizeram um belíssimo ensaio do que será a realidade de suas vidas quando concluírem  seus cursos, uma exigência da sociedade atual”, comentou o vereador André Passos.
“Para nós, foi um exercício prático de cidadania, que, sem a colaboração fundamental desta Casa, não seria possível realizar”, disse a incentivadora  da sessão simulada, Henriette Guérios.  “Os alunos tiveram,  acima de tudo, a oportunidade de verificar a seriedade dos atos legislativos”,  completou.