Alterados dois projetos em tramitação no Legislativo
Sofreram alterações dois projetos em tramitação que tratam do sistema de transporte coletivo da capital: a avaliação psicológica obrigatória dos motoristas e cobradores de ônibus e a colocação de veículos exclusivamente para mulheres em circulação nos horários de maior lotação. Dirceu Moreira (PSL) é o autor do projeto que obriga os motoristas e cobradores a realizarem exames psicológicos periódicos (005.00198.2013), que nesta semana foi alterado por recomendação da Comissão de Serviço Público.
O vereador retirou a periodicidade obrigatória de seis meses, deixando essa definição a cargo do profissional de psicologia. Também restringiu o exame a quem trabalha na Rede Integrada de Transporte (RIT), pois antes a redação dava margem à compreensão que o exame seria aplicado a todos motoristas de ônibus (detalhes das mudanças aqui: 031.00023.2013)
Rogério Campos (PSC) também alterou seu projeto que obrigava o município a disponibilizar ônibus exclusivos para mulheres nos horários de mais movimento (005.00196.2013). Ele suprimiu dois artigos da iniciativa, retirando a responsabilidade de fiscalização da Secretaria Municipal do Transporte e da Guarda Municipal (detalhes das mudanças aqui: 033.00014.2013). As duas alterações estão no pequeno expediente desta terça-feira. As proposições modificadas continuam tramitando na Câmara de Curitiba e podem ser acompanhadas na página da instituição na internet.
InterTerminais
Outra iniciativa, do vereador Dirceu Moreira (PSL), começou a tramitar neste mês e sugere a criação de uma linha “InterTerminais”, para desafogar o movimento (005.00279.2013). Ela ligaria em seu trajeto os bairros do Cabral, Capão da Imbuia, Hauer, Portão e Campina do Siqueira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba