Alterações deixam Portal da Transparência mais didático
“Comparado com o anterior, o novo Portal da Transparência é bem mais didático”, afirmou Ailton Araújo (PSC), presidente do Legislativo, na sessão plenária desta segunda-feira (24). “Com a nova organização, que segue recomendações do Tribunal de Contas do Estado e da Controladoria Geral da União, além de atender exigências do Ministério Público do Paraná, ficou mais fácil obter dados da Câmara Municipal de Curitiba. E isso é bom, porque não temos nada a esconder”, reforçou o vereador.
A contadora Aline Bogo, diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF) do Legislativo, apresentou detalhadamente o novo Portal da Transparência aos vereadores durante a sessão plenária. “Em vez de vários links dispersos, agora o conteúdo está agrupado em seis grandes temas: receitas e despesas, cargos e salários, portarias e atos, licitações e contratos, orçamento e finanças, e patrimônio”, explicou a gestora do Portal - um projeto idealizado pela Diretoria de Comunicação, atualizado por todos os departamentos e diretorias e viabilizado pela Diretoria de Informática.
Além de melhorar a usabilidade do Portal da Transparência, o pagamento das diárias passa a ser mais detalhado, a movimentação do estoque e das contas bancárias da Câmara Municipal estão abertas aos interessados e foi unificada, numa só relação pública, a lotação, horário de trabalho e o salário dos servidores – efetivos e comissionados.
“É um processo de permanente aperfeiçoamento”, elogiou Paulo Salamuni (PV), ex-presidente do Legislativo e líder do prefeito na Casa. “Nós passamos, e as instituições ficam. A melhoria precisa ser constante”, declarou. A primeira versão do portal é de março de 2010 – de lá para cá, ajustes pontuais e cinco reformulações globais já ocorreram, para adequar a instituição às novidades legislativas. Na semana anterior, Chicarelli (PSDC) havia questionado a Mesa Diretora em plenário sobre as mudanças, então em fase de testes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba