ALL apresenta solução aos moradores do Tatuquara
A América Latina Logística (ALL) comunicou à vereadora Roseli Isidoro (PT), através ofício, que já encaminhou à Secretaria de Meio Ambiente solicitação de viabilidade de execução de duas alternativas para resolver o problema de bloqueio da Rua Botolo Pellanda, no Tatuquara, ocasionado pelos trens da empresa.
A comunidade começou a sentir dificuldades depois que a ALL construiu um ramal paralelo à linha já existente, bloqueando o acesso dos moradores. A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara, presidida por Roseli, realizou várias reuniões com representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbs e diretores da ALL, visando encontrar solução para o problema. Segundo a vereadora, a empresa tinha prazo para apresentar solução para o impasse. “O envio deste documento pela ALL demonstra o interesse da empresa não só de dialogar com os moradores, como também resolver o problema criado por ela mesma”, disse a parlamentar, argumentando que a rua já existia antes da linha férrea ter sido implantada pela empresa, cabendo-lhe, portanto, a responsabilidade de resolver a questão.
O documento apresenta duas alternativas para atender à demanda dos moradores: uma rua de acesso com origem na Bertolo Pellanda até a Rua Nicola Pellanda, margeando a via férrea, fora da faixa de domínio, ou a construção de passagem superior sobre a linha férrea na altura do km ferroviário 122, na Rua Bertolo Pellanda, alternativa mais viável pelo fato de trazer menor impacto ambiental à região.
Conforme a ALL, já foram executados estudos preliminares, sondagens e estudos topográficos do local. Encontra-se em andamento o cálculo estrutural, de fundações e projeto de terraplenagem, que deverão estar concluídos até o final de julho. O documento informa que o prazo previsto para execução da obra será de, no máximo, 60 dias após a aprovação dos órgãos competentes da Prefeitura.
A comunidade começou a sentir dificuldades depois que a ALL construiu um ramal paralelo à linha já existente, bloqueando o acesso dos moradores. A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara, presidida por Roseli, realizou várias reuniões com representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbs e diretores da ALL, visando encontrar solução para o problema. Segundo a vereadora, a empresa tinha prazo para apresentar solução para o impasse. “O envio deste documento pela ALL demonstra o interesse da empresa não só de dialogar com os moradores, como também resolver o problema criado por ela mesma”, disse a parlamentar, argumentando que a rua já existia antes da linha férrea ter sido implantada pela empresa, cabendo-lhe, portanto, a responsabilidade de resolver a questão.
O documento apresenta duas alternativas para atender à demanda dos moradores: uma rua de acesso com origem na Bertolo Pellanda até a Rua Nicola Pellanda, margeando a via férrea, fora da faixa de domínio, ou a construção de passagem superior sobre a linha férrea na altura do km ferroviário 122, na Rua Bertolo Pellanda, alternativa mais viável pelo fato de trazer menor impacto ambiental à região.
Conforme a ALL, já foram executados estudos preliminares, sondagens e estudos topográficos do local. Encontra-se em andamento o cálculo estrutural, de fundações e projeto de terraplenagem, que deverão estar concluídos até o final de julho. O documento informa que o prazo previsto para execução da obra será de, no máximo, 60 dias após a aprovação dos órgãos competentes da Prefeitura.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba