Alex Rato, suplente do PSD, assume vaga de vereador em Curitiba
Com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, e do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, a Câmara Municipal de Curitiba empossou Alex Desonê de Lara Vaz (PSD), conhecido como Alex Rato, nesta segunda-feira (25), no mandato de vereador. “Hoje se concretiza o meu sonho, de ser vereador de Curitiba. Desde a juventude este é o meu desejo”, disse. Ele obteve 4.274 votos na eleição municipal de 2016.
“Estou ao lado da comunidade há 10 anos”, afirmou Alex Rato, dizendo que é dessa convivência que tira a motivação para participar da política. Também agradeceu aos presentes e à família pelo apoio na trajetória. “Acreditaram que um rapaz simples e humilde poderia ser representante [da população] na Câmara Municipal”, destacou. Ele prometeu, no juramento oficial, cumprir a Constituição e a Lei Orgânica Municipal, desempenhar com lealdade o mandato e promover o bem geral, exercendo com patriotismo as funções de vereador.
Alex Rato assume a vaga deixada por Felipe Braga Côrtes (PSD), nomeado para a chefia da coordenação da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Braga Côrtes esteve em plenário para a posse de seu suplente e recebeu manifestações de apoio dos colegas parlamentares. Julieta Reis (DEM) desejou a ele sorte no Executivo.
Vaga do PDT
Prevista para esta segunda, a posse do suplente do PDT foi adiada. Com a saída de Goura, que assumiu uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa do Paraná em fevereiro, a cadeira do PDT ficou com Jonny Stica. Mas o parlamentar aceitou o convite para gerir a assessoria de mercado da Fomento Paraná – instituição financeira ligada ao governo estadual –, licenciando-se do Legislativo.
“Gostaria de agradecer todo o aprendizado que tive nesta Casa, nos oito anos em que estive na Câmara”, disse Stica, na tribuna, despedindo-se do cargo. Ele lembrou do período em que foi da bancada de oposição, de quando ocupou a liderança do governo na CMC e a relatoria do Plano Diretor. Sobre a ida para a Fomento Paraná, Stica disse se tratar de “um novo desafio, ao trabalhar para fomentar diferentes segmentos da sociedade como os Arranjos Produtivos Locais”.
Stica informou que uma reunião no PDT de Curitiba, marcada para hoje, definirá quem assume a vaga. O segundo suplente da sigla, Professor Matsuda, fez 3.885 votos na eleição de 2016. O terceiro, Dalton José Borba, 3.832 votos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba