Aladim quer atividades de psicomotricidade relacional nas escolas
Projeto de lei do vereador Aladim Luciano (PV) autoriza o poder público a instituir na rede pública municipal de ensino atividades de psicomotricidade relacional. De acordo com o documento, elas serão incluídas nos níveis de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. “Esta é uma prática educativa que a criança, de forma espontânea e criativa, expressa com liberdade e autenticidade todo o seu potencial, favorecendo no processo de ensino e aprendizagem”, explica Aladim.
Segundo o parlamentar, essas atividades visam estimular a capacidade relacional de alunos e professores. Proporcionar um espaço para expressão corporal da criança e do adulto, na manifestação dos impulsos inconscientes que os levam à busca do conhecimento, à afirmação da própria identidade e à superação de conflitos normais do desenvolvimento. O objetivo, destaca, é potencializar o desejo para aprendizagem e trabalhar como uma atividade sistemática com fins preventivos e profiláticos.
“A psicomotricidade relacional é uma ferramenta essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional do ser humano, como pudemos aprender no Fórum de Educação e Psicomotricidade Relacional que aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, na Câmara de Curitiba”, afirma Aladim. Acrescenta que “a prática ajuda a superar conflitos relacionais, além de facilitar o desenvolvimento do bem estar familiar, social e profissional”.
Segundo o parlamentar, essas atividades visam estimular a capacidade relacional de alunos e professores. Proporcionar um espaço para expressão corporal da criança e do adulto, na manifestação dos impulsos inconscientes que os levam à busca do conhecimento, à afirmação da própria identidade e à superação de conflitos normais do desenvolvimento. O objetivo, destaca, é potencializar o desejo para aprendizagem e trabalhar como uma atividade sistemática com fins preventivos e profiláticos.
“A psicomotricidade relacional é uma ferramenta essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocional do ser humano, como pudemos aprender no Fórum de Educação e Psicomotricidade Relacional que aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, na Câmara de Curitiba”, afirma Aladim. Acrescenta que “a prática ajuda a superar conflitos relacionais, além de facilitar o desenvolvimento do bem estar familiar, social e profissional”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba