Agentes penitenciários ganham dia municipal

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2005 18h20, última modificação 02/06/2021 09h50
O agente penitenciário terá um dia especial a ser comemorado em Curitiba. A Câmara Municipal aprovou em plenário, nesta quarta-feira (19), projeto de lei do vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), que institui a data de 13 de novembro como Dia do Agente Penitenciário.
A data, já existente no calendário estadual, pretende prestar homenagem a quem, de acordo com o projeto, “silenciosamente, no dia-a-dia, coopera para manter a segurança nos presídios enfrentando sempre situações de risco”.
Braga Côrtes destaca que “o agente penitenciário é um cidadão de grandes responsabilidades, um profissional que extrapola suas funçoes e ainda representa um elo entre o preso e a sociedade”.
Nos apartes de colegas,  Tico Kuzma (PPS) ressaltou que, pela importância do trabalho realizado pelos agentes, a profissão merece ser valorizada. O vereador Paulo Salamuni (PV) destacou o alcance social do projeto, enquanto Custódio da Silva (PRTB) relembrou que já esteve preso e o quanto os agentes lhe trataram bem.
“A iniciativa proporciona o debate sobre a estrutura penitenciária. É um trabalho que requer forte preparo psicológico e, por isso, deve ser bem remunerado. Até por uma questão de segurança”, destacou Jônatas Pirkiel (PL).
Empregos
Segundo Braga Côrtes, em dezembro serão contratados mais 1,2 mil agentes penitenciários, dobrando o número de agentes no Paraná.