Agentes comunitários comemoram avanços

por Assessoria Comunicação publicado 01/06/2006 18h30, última modificação 09/06/2021 16h04
Diversas conquistas funcionais que marcam a trajetória de trabalho dos agentes comunitários, e mais, recentemente, o pagamento de insalubridade sobre o salário real, foram festejadas em sessão especial na Câmara de Curitiba, nesta última quarta-feira (31).
Presidida pelo primeiro vice presidente Jair Cézar (PTB) e convocada pelo primeiro secretário da Casa, Fábio Camargo (PFL), a sessão solene serviu para homenagear mais de uma centena de agentes entre os 1.300 que atuam dentro do Programa Agente Comunitário de Saúde. O Pacs está ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Desde a implantação do programa são sete anos de atividades entre moradores e unidades de saúde.
O agente comunitário atua em conjunto com as equipes das unidades de saúde, na vigilância do bem-estar de mães, crianças, adolescentes, adultos e idosos. É um elo de ligação entre famílias e o serviço de saúde com visitas periódicas aos moradores de cada um dos 75 bairros, que necessitarem maior acompanhamento. Entre as atividades estão o mapeamento das áreas que devem ser monitoradas e o cadastramento das famílias. Eles também estimulam a comunidade a adotar práticas saudáveis de vida.
Todas essas ações tem colaborado na redução da mortalidade infantil, combate a dengue, contra o agravamento de doenças, como diabetes e hipertensão e ainda, para aumentar a cobertura de vacinas, segundo o vice prefeito e secretário de Saúde Luciano Ducci que esteve presente.
O reconhecimento ao trabalho do agente comunitário é, inclusive, inegável e sustentado por todos. Falaram a respeito: os vereadores Jair Cezar e Fábio Camargo responsáveis diretos pela adoção da insalubridade; o secretário Luciano Ducci, ressaltando a qualidade do exemplo para o país; o presidente de Sindicato da categoria, Luiz Carlos Alves de Lara (sobre a solidificação da entidade) e a vereadora Julieta Reis (PFL) colaboradores, também diretos, do avanço em qualidade e resultado de trabalho dos agentes comunitários. No Brasil, o Paraná se destaca, pela forma de contratação que é celetista.
Presenças
Dacylia Veira dos Santos representando Fernanda Richa, presidente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba e Ana Roseli da Administração Regional da Matriz prestigiaram a cerimônia, ao lado de diversas outras autoridades dos distritos sanitários e unidades que somam 231, na capital.