Agente de segurança recebe cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 04/12/2008 19h40, última modificação 22/06/2021 09h46
Autoridades, familiares e amigos prestigiaram  a sessão solene de entrega de título de cidadão honorário ao agente de segurança Fioravante dos Santos no plenário do Palácio Rio Branco, na noite desta quarta-feira (3). A cerimônia,  conduzida pelo primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Tito Zeglin (PDT), atendeu proposta do vereador Serginho do Posto (PSDB). A preocupação com os números crescentes da violência em Curitiba foi  ressaltada na saudação feita por Serginho do Posto, que destacou dados registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Para tentar minimizar o problema, o parlamentar sugeriu que o Estado reavalie o orçamento do setor. Sobre Fioravante dos Santos, afirmou que é um exemplo de dedicação a ser seguido. “Sua ficha funcional não é o único motivo para a Câmara oferecer a honraria, que é o reconhecimento máximo da cidade para aqueles que optam por nela viver. A  coragem, honestidade, lealdade, bom caráter e diálogo aberto com a comunidade, também foram fundamentais para a escolha", disse.  
Carreira
Fioravante dos Santos hoje está aposentado. Nasceu em Palmas  e, antes de ser agente de segurança, trabalhou na Polícia Militar. Com a criação da Escola de Polícia, decidiu entrar para a Polícia Civil. Formou-se na primeira turma de detetives. Prestou serviço como superintendente em Cascavel, Arapongas e Curitiba, nas delegacias de Furtos e Roubos, Homicídios, 6° e 5° distritos e como chefe de seção em Londrina, na Delegacia de Fraudes e no 1° Distrito Policial de Curitiba. Entre os acontecimentos que o deixaram nacionalmente conhecido, está a prisão do famoso "bandido da luz vermelha", na capital paranaense, em 1967.
Honraria
Em seu agradecimento, Fioravante disse que tão alta honraria  deveria ser compartilhada com os colegas que o acompanharam ao longo dos anos. Afirmou, também, que o momento era  inesquecível. “Na minha vida não existiram espinhos; só a vontade , coração e honestidade”, finalizou.
Prestigiaram o evento os delegados Luiz Carlos de Oliveira, Nelson Sabbag, Noel Francisco da Silva, Luis de Barros, Edgard Polcholopek, entre outros.