Afonso Rangel dará nome a logradouro público de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 14/03/2023 11h25, última modificação 14/03/2023 14h54
Aprovado em primeiro turno, o projeto não especifica o logradouro público que o empresário, falecido há 3 anos, homenageará.
Afonso Rangel dará nome a logradouro público de Curitiba

Propositor da homenagem, Ezequias Barros recepcionou em plenário Livia Rangel e Bruno Cividini. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nessa terça-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avaliou projeto de lei para homenagear o empresário Afonso Rangel, pró-reitor de Planejamento e Avaliação e um dos fundadores da Universidade Tuiuti do Paraná, falecido há pouco mais de três anos. De iniciativa do vereador Ezequias Barros (PMB), a proposta teve 28 votos positivos e 3 abstenções, na primeira discussão (009.00010.2022).

O projeto não especifica o logradouro para a denominação. Antes de seguir para a sanção ou o veto do Executivo, a matéria retorna à pauta, nesta quarta (15), para a confirmação em plenário. “Afonso Rangel foi um visionário na área da educação, com uma carreira brilhante no automobilismo e uma participação ativa na política paranaense. Como sócio da Universidade Tuiuti do Paraná, onde ocupava o cargo de pró-reitor de Planejamento e Avaliação, defendeu a bandeira da promoção humana como pilar principal na educação do ensino superior nos mais de 60 anos da Universidade Tuiuti, ao lado de seu pai, coronel Sydnei Lima Santos, e seus irmãos”, ressaltou Barros.

O vereador se lembrou da trajetória de Rangel no automobilismo, levando a bandeira curitibana a diversos pódios, em categorias como a Fórmula 3, a Fórmula Ford, a Stock Car e a Sprint Race. “Na política, sempre foi um defensor da sociedade paranaense. Participou ativamente de diversas campanhas e debates, inclusive, colocando seu nome e sua experiência de gestor à disposição em eleições como Vereador e Prefeito”, completou Barros.

“Acho que existem pessoas que têm significado muito importante para a cidade de Curitiba e para o estado do Paraná”, comentou Alexandre Leprevost (Solidariedade). “Eu também era amigo pessoal [dele]. Realmente, fez muito pela educação, era empenhado pelas coisas da cidade também e ajudou muita gente”, apontou Rodrigo Reis (União). “É uma família que investiu e investe na educação”, concordou Tico Kuzma (sem partido).

A indicação do nome de Rangel para dar nome a um logradouro da capital também recebeu o apoio dos vereadores João da 5 Irmãos (União) e Pastor Marciano Alves (Solidariedade). A discussão foi acompanhada por Livia Rangel e Bruno Cividini. As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba