Advogado recebe cidadania de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 06/10/2005 15h50, última modificação 02/06/2021 08h44

O presidente do Conselho Estadual do Trabalho, advogado Sinval Zaidane Lobato Machado, recebeu da Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (5), o título de Cidadão Honorário de Curitiba numa proposta apresentada pelo vereador Roberto Hinça (PDT).
A entrega do título aconteceu em cerimônia presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa, com a presença dos vereadores Jônatas Pirkiel (PL), José Roberto Sandoval (PSC), Sabino Picolo (PFL), Serginho do Posto (sem partido), Paulo Salamuni e Aladim Luciano, ambos do PV, Celso Torquato e Dona Lourdes, do PSDB, Valdenir Dias (PTB), Geraldo Bobato (PFL) e Tito Zeglin (PDT). Alunos da Fundacen,  amigos e familiares do homenageado,  que veio de  Piraí do Sul para residir em Curitiba ainda muito jovem, lotaram as  dependências do Palácio  Rio Branco.
Perfil amigo
Sinval Machado foi definido por Hinça  “como um amigo de Curitiba que está ajudando a construir sua história”.  
Formado em contabilidade foi o primeiro presidente da União Iguaçuense de Estudantes Secundários, em Foz do Iguaçu. Buscando a continuação dos estudos, mudou-se para Curitiba, onde participou de diversos movimentos estudantis. Na época, foi eleito presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundários (UPES). Também é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e titular do Cartório da Cidade Industrial de Curitiba. Ocupa o cargo de conselheiro em diversos órgãos de classe e, através da Fundacen, incentiva movimentos  de apoio aos atletas páraolímpicos.
Solidariedade
"Há 16 anos, Machado idealizou a Fundação Instituto Tecnológico Industrial (Fundacen), que mantém 2 mil alunos bolsistas no ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e no ensino médio (com sete opções de cursos profissionalizantes). A entidade mantém, também, casa de repouso para idosos com cerca de 50 pessoas e creche para 50 crianças”, ressaltou Roberto Hinça em seu discurso. Na  região do Parolin e Vila Guaíra, a fundação conta com duas escolas de futebol que recebem crianças tiradas da rua e que, obrigatoriamente, estejam estudando. O projeto tem o apoio da associação de moradores dos bairros que ajuda no programa de futebol feminino, onde são acolhidas adolescentes que cederam à prostituição", completou  o vereador.
Outro projeto de destaque da entidade dirigida pelo homenageado é realizado em presídios e delegacias. Lá são desenvolvidas atividades de leitura e outras dinâmicas que auxiliam na preparação do indivíduo para enfrentar seu retorno à vida social. Os funcionários da Fundacen que executam esse acompanhamento são ex-presidiários. Para manter suas atividades, a entidade presta serviços profissionais de consultoria, elabora e executa projetos.