Advogado Luiz Fernando de Queiroz torna-se Cidadão Honorário nesta terça

por Da Redação — publicado 28/05/2024 16h35, última modificação 28/05/2024 16h38
A homenagem foi proposta por Osias Moraes (PRTB).
Advogado Luiz Fernando de Queiroz torna-se Cidadão Honorário nesta terça

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Aprovado no começo de maio, o título de Cidadão Honorário de Curitiba será entregue ao advogado Luiz Fernando de Queiroz nesta terça-feira (4). Essa é a maior honraria concedida pelo Legislativo a uma pessoa não nascida na capital do Paraná. A sessão solene será realizada às 19h30, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

A iniciativa da solenidade é de
Osias Moraes (PRTB), conforme requerimento 061.00061.2024, aprovado no último dia 25. Foi o vereador quem propôs a homenagem, formalizada através do decreto legislativo 11/2024. A homenagem foi amplamente defendida em plenário pelo vereador no dia 6 maio, durante a votação em primeiro turno. 

Moraes destacou a trajetória de Luiz Fernando Queiroz, que é natural de Joaçaba (SC). “Desde sua juventude, ele escolheu Curitiba como sua casa, ao se mudar para a cidade em 1963, para cursar o ensino médio no Colégio Estadual do Paraná. Ao longo dos anos, demonstrou um profundo amor e respeito por Curitiba, consolidando laços que transcendem o espaço geográfico e se transformam em verdadeiros vínculos emocionais com a comunidade curitibana.” 

Homem multifacetado”, Queiroz também tem formação em Letras-Inglês e Jornalismo. É escritor e articulista. “Também um empreendedor visionário, Luiz Fernando desempenhou um papel crucial na inovação do sistema de cobrança garantida de condomínio, resultando na criação de empresas como a Garante e Duplique, que atualmente possuem presença em quase todos os estados da Federação”, emendou o vereador. 

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem ao advogado será entregue pela Câmara Municipal nesta terça-feira, às 19h30, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais: YouTube e Facebook.

Quando são realizadas as sessões solenes da CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2024.