Advogado é novo cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2012 16h35, última modificação 02/09/2021 10h10
O advogado Osman de Santa Cruz Arruda, procurador de Justiça aposentado, é o mais novo cidadão honorário de Curitiba. A entrega da honraria ocorreu na noite desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal. Repleta de autoridades, como o vice-governador Flávio Arns e parlamentares, a cerimônia reuniu familiares e amigos do homenageado, que lotaram o plenário da Casa. O vereador Denilson Pires (DEM), responsável pela proposição, fez um discurso emocionado.
O parlamentar se disse honrado em conceder a Arruda a principal honraria de Curitiba ao munícipe, a “retribuição da cidade ao filho carinhosamente adotado”. Ele definiu o homenageado como um “herói”, que sempre contribuiu para a construção de uma sociedade mais justa. Pires contou que o conheceu em 1988, em palestras a moradores de área carente da capital. “Ele trata todas as pessoas por iguais. Se dispõe a sair e a ouvir a população, coloca seus conhecimentos à disposição dos mais humildes. Isso é ter Deus no coração”, declarou o autor do projeto que resultou da sessão solene.
“Me curvo perante a homenagem”, emocionou-se Arruda, já cidadão honorário, no discurso de agradecimento. Ele falou sobre as adversidades e conquistas da carreira, como os desafios enfrentados no Tribunal do Júri, a importância de sua família e fez elogios a Curitiba. “O elo que nos une advém do carinho e amizade de amigos em comum. Temos pontos em comum, como entender que sonhar não é só um estado de espírito”, disse o advogado em relação a Pires. Para finalizar a cerimônia, o vereador preparou uma surpresa: um cantor sertanejo apresentou uma música que conta a história de um homem humilde que se tornou um vencedor.
Prestigiaram a sessão solene os vereadores Sabino Picolo (DEM), primeiro vice-presidente do Legislativo da capital, que presidiu a sessão, Paulo Salamuni (PV) e Professor Galdino (PSDB). Dentre outras autoridades, a Casa ainda recebeu Arns, vice-governador do estado e secretário estadual da Educação, que representou o governador Beto Richa; o secretário municipal de Relações Institucionais, Jorge Luiz de Paula Martins, que representou o prefeito Luciano Ducci; o secretário municipal de Defesa Social, Nazir Abdalla Chain; Caroline Arns de Santa Cruz Arruda, representando a presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci; Nilton Marcos Carias de Oliveira, que representou o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Wanderlei Carvalho da Silva; o diretor presidente da Higiserv, Adonai Aires de Arruda; e Alberto Garcez, representando a secretária municipal da Administração, Dinorah Botto Portugal Nogara.
Natural de Arapoti (PR), Arruda graduou-se em Direito na capital, em 1969. Antes de ser transferido para Curitiba, atuou como promotor nos municípios de Ivaiporã, Ubiratã, Campo Mourão, Piabiru, Alto Paraná e Londrina. Aqui, foi titular da 7ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri. Exerceu a função de procurador adjunto no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. No Ministério Público estadual, foi corregedor adjunto, dentre outros cargos desempenhados ao longo da carreira. Professor de Processo Penal na Escola Superior do MP e na Escola Superior da Magistratura, o advogado realizou inúmeros trabalhos jurídicos e é coautor da "Coletânea de temas ao Promotor do Júri".