Advogado é Cidadão Honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 07/10/2005 16h45, última modificação 02/06/2021 08h54
Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (06), no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, o advogado Renato Cardoso de Almeida Andrade recebeu o título de Cidadão Honorário, por proposição do vereador Sabino Picolo (PFL).
“Testemunhamos o reconhecimento de uma figura que dá sua importante contribuição ao processo permanente de construção da cidade que os acolhe e aqui lhes permite oportunidades de desenvolvimento e de crescimento”, comentou Picolo, em seu discurso de abertura.
O vereador justificou a iniciativa da homenagem destacando o profissionalismo e os trabalhos realizados por Renato Andrade. “É um merecedor de todas as homenagens que lhe forem dirigidas. Desta forma, Curitiba está resgatando o grande trabalho que Renato fez por nossa cidade e pelo Estado, concedendo-lhe a mais alta honraria que o município pode oferecer”, ressaltou o parlamentar.
Após receber o título, Renato Andrade afirmou que, apesar de gostar de escrever, sentiu dificuldade em preparar algo para a data. “A cada lembrança que me vinha, eu não conseguia escrever apenas uma linha”, disse. “Sinto-me feliz em Curitiba, pois é onde estão meus amigos. Estou feliz por ser homenageado pelos vereadores da minha cidade na frente dos meus amigos”. Renato Andrade fez alusão aos familiares, esposa e filhas enquanto relembrou sobre sua vida.
Carreira
Paulista, o advogado Renato Cardoso de Almeida Andrade veio para Curitiba com apenas dois anos de idade. Sempre foi considerado um aluno exemplar, pessoa de bom humor, excelente goleiro e cantor.
Cursou Direito na Universidade Federal do Paraná e atua nas áreas criminal, tributária, civil e administrativa. Foi conselheiro da OAB, assessor do Ministério Público, professor universitário, além de proferir palestras e escrever artigos.
Já atuou para o Banestado, governador Roberto Requião, senador José Roberto Arruda, ex-prefeito de Curitiba Cassio Tanigushi, ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto, entre outros.
Presenças
Estavam presentes na solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador José Ulisses Silveira Lopes; o juiz federal Fernando Quadros da Silva, o diretor-presidente do Instituto Tancredo Neves no Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi; o diretor-presidente da Curitiba S.A., Juraci Barbosa Sobrinho; o Cônsul Honorário da Grécia, Constantino Comninos; o coordenador adjunto do comitê relações institucionais do Movimento Pró-Paraná, Elisio Eduardo Marques, além de diversas outras autoridades, amigos e familiares do homenageado. A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Jair Cézar de Oliveira (PTB).