Advogada recebe cidadania honorária

por Assessoria Comunicação publicado 24/09/2007 17h30, última modificação 17/06/2021 10h18
“Hoje, vamos homenagear uma mulher que ousou lutar e vencer.” O comentário é da vereadora Nely Almeida (PSDB), ao saudar a advogada e professora Glacy Tramujas Silva Müller, durante a sessão solene de entrega do título de cidadã honorária de Curitiba, na noite de sexta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal. A cerimônia, presidida pelo vereador Pastor Gilso de Freitas (sem partido), contou com a presença de autoridades, familiares, alunos e colegas de trabalho de Glacy.
Para Nely, a Câmara de Curitiba prestou, com a iniciativa, homenagem a uma das maiores figuras femininas do Estado e do País. A parlamentar falou sobre a vida da professora, que nasceu em Paranaguá, formou-se em Direito pela UFPR e especializou-se em direito tributário e ciências das finanças, em São Paulo. Foi diretora de despesa fixa da Secretaria da Fazenda, membro do quadro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.
Na Faculdade de Direito de Curitiba, foi a primeira mulher a lecionar, ministrando aulas de legislação tributária e direito processual fiscal. Glacy Tramujas também atua em obras sociais e de saúde, como participante de projetos.
A sabedoria, competência, dignidade e o bom caráter foram alguns dos atributos destacados na solenidade pelas amigas Chloris Casagrande Justen, Isabel Sprenger Ribas, Eliane de Lima, Heloísa Barbosa Mereniuk e Rita Aparecida Carneiro Lang.
Apoio
A professora agradeceu todos que possibilitaram o recebimento da homenagem. “Aos meus pais, familiares e marido, que nos momentos mais difíceis estiveram ao meu lado. Aos meus amigos, que me acompanharam e apoiaram em todas as situações, o meu muito obrigado. Aos parnanguaras e curitibanos, que me acolheram e oportunizaram a realização dos meus sonhos, aos integrantes desta Casa e, em especial, à vereadora Nely Almeida”, disse a homenageada.
Prestigiaram a cerimônia a procuradora federal Cidália de Souza Silva, Marilda Lorenzon, presidente do Clube Soroptimista Internacional; Danilo Viana, reitor da UniCuritiba; Fábio de Souza Neto, presidente do Rotary Clube de Curitiba; James Berlim, presidente do Centro Paranaguaense de Curitiba; a ex-deputada federal Clair da Flora Martins, o ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, Marcos Domakoski, e o ex-presidente e conselheiro vitalício da OAB-PR, Mansur Teófilo Mansur, entre outros.