Adolescentes simulam votação em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 28/09/2017 16h45, última modificação 21/10/2021 08h19

A Câmara de Curitiba recebeu, na tarde desta quinta-feira (28), 21 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental do Colégio Marista. Os adolescentes simularam a votação para a obrigatoriedade, ou não, da utilização do uniforme na escola. Por 15 votos a 5, venceu o uso do uniforme.

Os jovens foram recebidos pelos vereadores Bruno Pessuti (PSD), Fabiane Rosa (PSDC) e Felipe Braga Côrtes (PSD), que orientaram na organização da votação. Foi entregue também aos parlamentares um relatório chamado “Orçamento Criança e Adolescente”, desenvolvido pelos alunos e pelos professores do colégio, que aborda questões da aplicação do dinheiro público em escolas e saúde.

“Esse projeto ajudou os estudantes a entender como funciona a destinação de recursos para saúde e educação dos jovens, visitar a Câmara é mais uma etapa dessa nossa pesquisa”, reconheceu o professor de matemática Ednei Araújo, que informou que a ideia do relatório surgiu de uma iniciativa semelhante desenvolvida pela UNICEF.

“Além desse nosso projeto, conhecer a Câmara foi bem legal. O Palácio Rio Branco é uma construção muito interessante”, elogiou o estudante Guilherme Petrillo, de 14 anos. Os alunos ainda puderam bater um papo com os vereadores Fabiane, Braga Côrtes e Pessuti sobre o atual panorama da política brasileira e também discutiram o papel da Câmara no desenvolvimento de Curitiba.

Programa de visitação
A Câmara possui um programa de visitação destinado a atender grupos de crianças, jovens e adultos que queiram saber como o Legislativo funciona. Confira como participar aqui.

 

*Matéria elaborada pelo estudante de Jornalismo Luiz Kozak, especial para a CMC.
Edição: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira