Adolescentes do ProJovem Vila Verde visitam a Câmara
Na tarde desta terça-feira (8), a Câmara de Curitiba recebeu a visita de adolescentes que participam do Programa ProJovem, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Verde. Os visitantes foram recebidos pelo vereador Toninho da Farmácia (PP). “É necessário que os jovens conheçam desde cedo instituições democráticas como a Câmara Municipal, afinal é essa juventude que um dia vai ocupar essas cadeiras e tomar as decisões que forem necessárias para a cidade”, esclareceu Toninho.
Os jovens puderam ouvir explicações do vereador tanto sobre conceitos gerais de democracia, como também a respeito do funcionamento da Câmara, como por exemplo, o trâmite de projetos. Os visitantes também formularam perguntas ao parlamentar sobre as condições gerais da Vila Verde e sobre as ações voltadas para os jovens da região. Em seguida, eles puderam acompanhar por alguns momentos a reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, no subsolo do prédio histórico da Câmara.
“São jovens com muita energia e alto potencial criativo, qualidades que devem ser valorizadas e estimuladas. O programa ProJovem tem esse objetivo e, recentemente, alcançou um resultado positivo que foi a criação e desenvolvimento do jornal 3a Opinião, que aborda temas relativos às necessidades da Vila Verde”, disse Toninho da Farmácia.
Conforme esclarece o site da Prefeitura, o programa ProJovem foi implantado em maio de 2008 e é coordenado pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). Divididos em 75 grupos por toda a cidade, mais de 1650 adolescentes entre 15 e 17 anos são atendidos pelo programa que oferece atividades socioeducativas sobre temas como cidadania, meio ambiente e saúde familiar, entre outros. Além disso, segundo os educadores Claudionor Oliveira Santos e Angeline Suelen Pacheco, que acompanharam os adolescentes durante a visita, o ProJovem também possibilita a aproximação dos participantes com atividades esportivas, culturais e de introdução ao mercado de trabalho.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba