Corridas de rua, asfalto no Cabral e mais notas do dia 26 de junho
Corridas de rua*
Marcelo Fachinello (Podemos) usou a tribuna da CMC para registrar os problemas enfrentados pelos organizadores de corridas de rua em Curitiba. “Estou sendo procurado e demandado devido às imposições e diretrizes que estão sendo exigidas para a realização dos eventos esportivos”, disse. A regulamentação em Curitiba acontece através da Comissão de Análise de Eventos de Grande Porte (Gage). “Algumas exigências acabam prejudicando tanto o praticante da atividade física quanto os organizadores. É necessário compreensão de ambos os lados e uma discussão ampla sobre a realização destes eventos. Uma solução precisa ser encontrada”, ressaltou Fachinello.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Asfalto I*
No pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (26), Professor Euler (MDB) questionou a Prefeitura de Curitiba sobre o procedimento de recuperação asfáltica e de sinalização em trecho urbano no bairro do Cabral. “A obra foi feita e em seguida houve a pintura da sinalização horizontal. Uma semana depois a prefeitura fez a aplicação de nova camada de asfalto. Se haveria nova aplicação asfáltica, por que gastar com a pintura?”, indagou Euler.
Asfalto II*
Ainda durante a sessão, o vereador Sabino Picolo (União) informou ter recebido resposta da Secretária Municipal de Obras (Smop) sobre as indagações do Professor Euler. “Quando a empreiteira demorar para realizar a segunda etapa de aplicação asfáltica, ela mesmo é responsável por sinalizar a via em questão. De maneira que não gera qualquer ônus ao erário publico”, informou Sabino Picolo.
Adiamento
Com o esgotamento do horário regimental da sessão desta segunda-feira, não houve tempo para votar o segundo turno do projeto que altera a Lei das Obras Públicas (005.00075.2022). O texto volta à pauta da CMC nesta terça-feira (27). A ideia ele é que as empresas públicas e sociedades de economia mista sejam impedidas de pleitear gratuidade de taxas administrativas quando realizarem obras na capital do Paraná.
Elogio à prefeitura*
Pronunciamento do vereador Osias Moraes (Republicanos) ressaltou o trabalho da prefeitura de Curitiba. “Agradeço ao prefeito Rafael Greca, a seu vice-prefeito Eduardo Pimentel e ao secretário de obras Rodrigo Rodrigues pelo atendimento as demandas levadas pelos vereadores dessa casa”, disse Osias, em referência às obras e demandas atendidas em diversos bairros da capital. “Estive em vários pontos de Curitiba e pude constatar o trabalho que vem sendo realizado. A população deve se mobilizar e exigir, isso faz com que a administração seja mais eficaz”, concluiu.
Festa Amazonense*
“Agradeço à presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, pelo apoio ao evento que enalteceu a cultura amazônica”, disse Rodrigo Braga Reis (União) durante sua fala no pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (26). O evento aconteceu durante a Feira de Inverno, no ultimo final de semana, na Praça Osório, Centro de Curitiba. A grande atração do evento foi o cantor e compositor paraense Pindoca, conhecido como o Rei do Carimbó, e sua banda. “Mais de duas mil pessoas acompanharam o evento, que foi um sucesso”, celebrou.
Transporte público*
Hernani (PSB) usou a tribuna da CMC para registrar a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a Curitiba. “Temos que aproveitar a oportunidade e reforçar a importância do repasse federal para o transporte público que é utilizado na gratuidade das passagens”, relatou. O pedido de agenda com a Urbanização Curitiba (Urbs) também foi citada pelo parlamentar. “Fazem quatro meses que estou aguardando uma resposta para discutirmos uma simples realocação de ponto de ônibus. É preciso mais respeito e atenção, principalmente com a população”, reforçou Hernani.
Convenção*
Pastor Marciano Alves (Solidariedade) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta segunda-feira (26) para enaltecer o trabalho realizado pela Igreja Visão Missionária. “Nos dias 22 e 23 de julho, a igreja irá realizar a sua convenção mundial”, registrou o parlamentar. O trabalho da instituição no papel de inclusão com mulheres e jovens foram enaltecidos pelo parlamentar. “É importante o poder público reconhecer o papel dessas instituições que fazem o trabalho de inclusão social”, finalizou.
Regularização fundiária*
Três requerimentos de pedidos de informações oficiais do vereador Marcos Vieira (PDT) têm como objeto a resolução de problemas fundiários no município. O primeiro solicita informações sobre a regularização da área referente a Moradias Alvorada, no bairro Xaxim (062.00490.2023); o segundo, sobre a Vila Rica, no bairro Umbará (062.00486.2023); e o terceiro, acerca da Moradias Possoli, localizada na Estrada do Umbará (062.00489.2023).
Obras*
Dois pedidos de informações oficiais do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamento à Secretaria Municipal de Urbanismo e à Secretaria de Obras Públicas (Smop) sobre obras no bairro Sítio Cercado. O primeiro solicita informações sobre a previsão para a recuperação da calçada e contenção da erosão da rua Campina da Lagoa (062.00487.2023); e o segundo, sobre a revitalização do calçamento na rua Lupionópolis (062.00488.2023).
Habitação*
Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) pede à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) informações sobre o procedimento de regularização dos terrenos ocupados pelas Comunidades Bela Vista da Ordem e Beira Rio, no bairro Tatuquara. A vereadora quer saber se existe previsão para a regularização e as medidas adotadas pela prefeitura para atender os moradores da região (062.00492.2023).
Unidade de saúde I*
Pedido de informações da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) tem como objeto problemas de atendimentos na Unidade de Saúde Parolin. No requerimento, a vereadora questiona a Secretaria Municipal de Saúde sobre a implementação de programas educativos para a prevenção e combate de doenças e o número de profissionais de saúde que atualmente estão lotados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro (062.00491.2023).
Trânsito*
Marcos Vieira (PDT) questiona a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sobre a construção de travessia elevada e reestruturação do trânsito no entorno do Colégio Estadual Nirlei Medeiros, no bairro Campo do Santana (062.00493.2023).
Guarda municipal*
Informações sobre a frota de viaturas utilizadas pela Guarda Municipal e a previsão para aquisição de novos veículos fazem parte do pedido do vereador Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba (062.00495.2023).
Boulevard*
Eder Borges (PP) questiona à Prefeitura de Curitiba sobre as obras viárias de revitalização no entorno do Mercado Municipal. Ele quer saber qual é o perímetro exato das obras e o prazo para a conclusão. Segundo reclamações as obras podem ocasionar transtornos e afetar o movimento e faturamento de comerciantes da região (062.00496.2023).
Unidade de saúde II*
Mauro Ignácio (União) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o processo de implantação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no município (062.00494.2023). O parlamentar também enviou o mesmo pedido de informações à Secretária Estadual de Saúde e ao Governos Federal, por meio do Ministério da Saúde (074.00024.2023 e 074.00025.2023).
Minuto de silêncio*
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Aurora Saito, a pedido do vereador Leonidas Dias (Solidariedade). A pedido do vereador Mauro Ignácio (União), foi incluído na homenagem o nome de Anacleta Simeão Biz. Também foi incluído o nome de Leonia Solidade da Costa da Silva, pedido feito pelo vereador Oscalino do Povo (PP). O nome de Ari Fernando Dietrich foi incluído a pedido do vereador Pier Petruzziello (PP). Já o vereador Rodrigo Braga Reis (União) incluiu o nome de Divonsir Fraresso.
Nota de pesar*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou pesar pelo falecimento de Lourdes Maria Zancanaro Peruzzo, mãe do Arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, aos 89 anos, ocorrido no dia 16 de junho (078.00030.2023). O vereador Mauro Ignácio (União) também lamentou o falecimento de Anacleta Simeão Biz, aos 104 anos, ocorrido no ultimo domingo (25) (078.00031.2023).
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba