Adevipar pede apoio do Legislativo para manutenção de atividades

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2013 14h10, última modificação 21/09/2021 07h14

Por proposição conjunta dos vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Tico Kuzma (PROS), a Tribuna Livre desta quarta-feira (13) foi aberta à Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar) para que a entidade apresentasse seus projetos e demandas à Câmara de Curitiba, entre elas, apoio financeiro para o custeio de despesas do segundo semestre de 2013.

Fundada em maio de 1979, a Adevipar atua na promoção da cidadania e congrega pessoas com deficiência visual em Curitiba e no Paraná, para solucionar questões individuais e sociais. Entre os principais projetos estão a “Escola de Educação Especial “Professor Orlando A. Chaves” – que oferece ensino de leitura e escrita em braille, além de matemática, educação física e mobilidade – e a Imprensa Braille, com a editoração e impressão de publicações em braile.

Segundo o presidente da associação, Flavio Roberto Hermany, todos os projetos só são realizados com a ajuda financeira da população e do poder público. “Por ser uma entidade filantrópica e sobreviver de doações, temos passado por problemas financeiros. A Adevipar precisa de cerca de R$ 15 mil para pagar despesas de final de ano, sobretudo para cumprir com despesas de pessoal, como o pagamento do 13º salário”, disse.

Líder do prefeito, Pedro Paulo (PT) afirmou que é importante para a Casa valorizar o trabalho de entidades como a Adevipar, que “ajudam o município a aplicar políticas públicas que nem sempre são executadas devido à falta de orçamento”. O vereador também sugeriu que Petruzziello e Kuzma proponham, juntos, uma emenda orçamentária coletiva.

A ideia foi corroborada por Helio Wirbiski (PPS), Professor Galdino (PSDB), Valdemir Soares (PRB) e Rogério Campos (PSC), que declaram apoio à Adevipar. “A Câmara tem nos ajudado com o envio de emendas parlamentares há um bom tempo. Ações que contribuem com o crescimento dos trabalhos da entidade. Por isso estamos aqui para pedir que continuem nos ajudando em 2014”, finalizou Hermany.

A Adevipar está localizada na Rua Eurico Zytkievitz, 110, Sítio Cercado. Informações pelo telefone (41) 3349 1101 ou pelo site da entidade (http://www.adevipar.com).

Casa de Recuperação

Hoje, a Câmara de Curitiba ainda recebeu representantes da Casa de Recuperação Nova Vida (Crenvi). Por iniciativa de Valdemir Soares, que é presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas, a entidade também apresentou as ações que desenvolve em Curitiba há 36 anos.   

Segundo o gerente administrativo, Thiago Aguilar Massolin, a comunidade terapêutica é pioneira no tratamento da dependência química em Curitiba e região metropolitana. Desde a sua fundação, cerca de 7 mil pacientes já passaram pela Crenvi. Anualmente, 500 são assistidos pela entidade.  

“O tratamento é muito importante, tendo em vista a convivência entre pares. É através disso, que os transtornos são trabalhados”, explicou a psicóloga e gerente terapêutica, Renata Pesch Ducat. O trabalho da Crenvi também foi destacado, em plenário, pelos vereadores Carla Pimentel (PSC), Colpani (PSB) e Jorge Bernardi (PDT).