Ações pelos necessitados têm destaque na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2008 19h05, última modificação 21/06/2021 10h31
A maioria dos vereadores fez apartes parabenizando iniciativa da vereadora Dona Lourdes (PSB), na tarde desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal. A indicação do título de cidadão honorário de Curitiba ao padre José Aparecido Pinto foi aprovada por unanimidade no plenário da Casa. A idéia, esclareceu a parlamentar, é agradecer e incentivar o religioso, que dedica sua vida a ajudar pessoas carentes e desenvolver importantes projetos sociais. “Em 2003, à frente do Programa Borda Viva, implantou cozinhas e panificadoras comunitárias, o que garante alimentação, capacitação e orientação a diversas famílias, além de gerar renda”, justificou. Com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar no Estado do Paraná e do Centro de Desenvolvimento Social, o trabalho do padre José Aparecido passou a ser conhecido nacionalmente.
Dona Lourdes apresentou o currículo do homenageado, destacando características como, por exemplo, seu espirito de liderança e comprometimento com entidades sociais sem fins lucrativos. “É preciso ser altruísta para desempenhar um trabalho solidário visando apenas o bem do próximo”, acrescentou. Conforme o projeto, o homenageado nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e iniciou seus estudos religiosos aos 26 anos. Fez o noviciado no Seminário dos Frades Dominicanos, atuando como seminarista nas paróquias Sagrados Corações, Santo Antônio e na Capela São Domingos. “Em nível nacional, atuou na coordenação da Pastoral Vocacional dos Frades Dominicanos”, afirmou a vereadora.
O trabalho desempenhado pelo padre no Asilo São Vicente de Paulo e na Fundação Educacional Itaqui também foi lembrado pelos vereadores. Como superintendente do asilo, que há 81 anos acolhe idosas carentes em situação de risco ou vulnerabilidade, implantou projetos que priorizam a valorização, respeito e a socialização, sempre com o apoio de equipes especializadas multidisciplinares. “Graças a esse trabalho, o São Vicente de Paulo recebeu, em 2006, o prêmio ‘Talentos da Maturidade’ do Banco Real, na categoria Programas Exemplares”, afirmou Dona Lourdes.