Ações pela natureza vão merecer prêmio
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Curitiba prepara a entrega dos prêmios Ecologia e Ambientalismo para personalidades que se destacaram na área em 2006. O projeto de lei foi aprovado nesta semana, pelo plenário da Casa. A cerimônia está prevista para 5 de junho, Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente.
O prêmio é concedido às pessoas ou entidades que tenham contribuído em ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos, que recebem divulgação extra em virtude da conscientização sobre a necessidade de preservação ambiental. O prêmio é um reflexo da adoção da responsabilidade social pelas personalidades ou entidades que, de alguma forma, contribuíram para melhorar o meio ambiente.
Premiados
Entre os indicados a receber a honraria estão a Brasil Soka Gakkai Internacional, por iniciativa do vereador Tico Kuzma (PPS), e a Ambev Companhia de Bebidas das Américas, através do vereador Jair Cézar (PTB). O trabalho da BSGI no Brasil, assim como em outros 200 países, é baseado em dez princípios de proteção à natureza e meio ambiente. A entidade preceitua a educação pela cidadania global, por meio da filosofia humanística do budismo, contribuindo para o aperfeiçoamento educacional em diversas regiões. Já a Ambev vem desenvolvendo um procedimento ecoeficiente que reúne processo para minimizar o impacto ambiental através do Sistema Gestão Ambiental. Entre as prioridades do programa, estão o consumo racional de água por hectolitro produzido, o cuidado nas emissões equivalentes de CO2, também por hectolitro produzido, perda de extrato nas matérias-primas, gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes e a biodiversidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba