Ações internas da Câmara de Curitiba têm foco na saúde dos servidores
Professor Raphael Lobo, especialista em Neurociência, falou sobre educação socioemocional na Câmara de Curitiba. (Foto: Maicon Soares/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, no mês de novembro, duas ações institucionais voltadas à saúde mental e física dos servidores e vereadores. No último dias dia 6, foi ministrada a palestra com o tema “Educação socioemocional no campo de trabalho: conexão entre comunicação e conflitos”, pelo professor e palestrante Raphael Lobo, especialista em Neurociência. O evento ocorreu no auditório do anexo 2 da Câmara de Curitiba, e a abertura foi realizada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode).
Organizado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, a palestra teve como objetivo aprimorar as habilidades de gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Lobo falou sobre como a empatia, o respeito e a confiança são importantes fatores para melhorar as relações profissionais. A palestra foi gratuita e aberta ao público, além de ter sido transmitida pelo canal oficial do YouTube da Câmara de Curitiba (assista aqui).
Novembro Azul: Câmara de Curitiba apoia campanha de prevenção*
Celebrado no dia 17 de novembro, o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Em apoio à campanha, uma ação da Câmara de Curitiba, por meio da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO), incentivou os vereadores e servidores da Casa a realizarem os exames preventivos.
Ao encaminharem à DSO os exames realizados em 2024, eles concorrem a um presente. O sorteio será realizado na próxima segunda-feira (9). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.
“O diagnóstico precoce é importante para que o tratamento seja mais eficiente”, frisa a chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, Vanessa Rodrigues de Oliveira Lima. Ela explica que “a campanha interna da CMC objetiva orientar sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce”, que é feito através da realização dos “exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico)”. “É necessário abandonar os preconceitos e passar essa informação para frente”, conclui a servidora. Em alusão à campanha, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba, "vestiu" a cor azul, entre os dias 14 e 19 de novembro.
>> Leia também:
Iluminação Cênica destacou prevenção e conscientização do Diabetes
Diretora da DCF faz relato de experiência para servidores**
Em 28 novembro, a diretora contábil-financeira da Câmara de Curitiba, Aline Bogo, trouxe sua experiência do 8° Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público para membros da equipe administrativa da Casa. O evento foi realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 11 e 14 do último mês, por iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).
Bogo, que é coordenadora da Comissão CRCPR, destacou aos servidores as palestras sobre mapeamento patrimonial de órgãos públicos, sistemas de gestão administrativa e novos modelos de administração no serviço público.
A diretora contábil-financeira também evidenciou que o uso de inteligência artificial (IA) na gestão de processos foi bastante explorado no evento. O tema, de acordo com a diretora do Legislativo, foi mencionado em diversas palestras e atividades do Fórum Paranaense de Contabilidade. “Ela deve ser usada como uma ferramenta. É muito importante saber como utilizá-la para ajudar”, complementou sobre a implementação de IAs na administração pública.
Novos estagiários são recepcionados em dia de integração na CMC
No dia 18 de novembro, os novos estagiários da Câmara de Curitiba foram recebidos num evento de integração. O encontro começou com uma dinâmica de grupo, em que os jovens falaram sobre suas expectativas em relação ao estágio, e também contou com palestras da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e do Setor de Recursos Humanos da CMC.
Servidor da Escola do Legislativo, Marco Aurelio Fernandes palestrou sobre temas como democracia, divisão de poderes e a missão dos vereadores. Já a servidora do Amanda Polleto de Souza, dos Recursos Humanos, falou sobre as boas condutas no ambiente de trabalho e como ter uma boa adaptação ao setor de cada um e à Câmara Municipal.
“Verificamos que houve uma boa receptividade dos estudantes que, inclusive, aproveitam para tirar dúvidas conosco durante o encontro, bem como podem conhecer mais servidores e setores na Câmara, além de se sentirem parte dos servidores que representam essa Casa de Leis”, relatou Souza.
Matéria elaborada pelas estudantes de Jornalismo Nicole Thessing* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba