Ações do Exército são detalhadas aos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 22/08/2007 19h00, última modificação 17/06/2021 08h45
O Exército Brasileiro e seu patrono, marechal Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, foram tema da tribuna livre desta quarta-feira (22), na Câmara de Curitiba. O convite partiu do vereador Elias Vidal (PDT), tenente da reserva, em homenagem ao Dia do Soldado, comemorado nacionalmente no dia 25 de agosto. “Hoje, tivemos oportunidade de ampliar nossa visão sobre as atribuições militares e a formação profissional militar do Exército”, ressaltou. A sessão foi conduzida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa.
Vidal agradeceu a presença dos membros do Exército e a participação do tenente-coronel Cláudio Titericz, chefe da seção de serviço militar da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército. “Estou feliz por receber na Câmara uma categoria nobre que tanto contribui para a ordem do País", destacou.
Titericz sintetizou a história de Duque de Caxias na política e no Exército brasileiro, evidenciando aspectos de sua personalidade, assim como batalhas e conquistas. Em seguida, mostrou um vídeo sobre o Exército e detalhou as diversas atividades desenvolvidas, construindo, reconstruindo e neutralizando ameaças. “O Exército é uma das três Forças Armadas responsáveis pela defesa do País, que buscam garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais, tendo como base a hierarquia e disciplina”, afirmou.
O Exército faz parte da Nação desde o seu surgimento, mas foi oficialmente considerado como organização militar de construção e defesa civil após 1648, com o embate de Guararapes, em 19 de abril.
“Para ser Caxias é necessário, realmente, amar a Pátria brasileira, estar moralmente amparado, corajosamente disposto e fraternalmente envolvido com o próximo e com a sociedade. É preciso zelar e manter, com honradez e dignidade, em sua esfera de atribuições, a ordem, a segurança e a paz, obrigação de todos”, finalizou o chefe da seção de serviço militar da 5ª Região.