Ações da Soka Gakkai lembradas na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2009 14h35, última modificação 24/06/2021 07h09

O Dia do Soka Gakkai foi comemorado na Câmara de Curitiba, na noite da última quinta-feira (30), por proposição do vereador Serginho do Posto (PSDB). Em Curitiba, a data é comemorada desde 1999, por lei de iniciativa do ex-vereador Rui Hara. Soka Gakkai é uma organização não-governamental que objetiva estabelecer paz, cultura e educação, por meio da filosofia budista. São mais de 12 milhões de associados em 192 países.
“A filosofia da Soka Gakkai tem sido muito importante na capital do Paraná para divulgar o respeito pela vida e a busca incessante pela paz mundial, num verdadeiro despertar da humanidade.” Com esta fala, o vereador Emerson Prado (PSDB) deu início à solenidade, que lotou o plenário do Legislativo. Para ele, a prática da doutrina budista pode ser observada no cotidiano, quando os indivíduos têm atitudes de comprometimento com a paz, fazem gentilezas, não criam conflitos com familiares, vizinhos ou colegas de trabalho, gerando uma cadeia de energia positiva. “Tais atitudes refletem nestas mesmas pessoas, que, num efeito dominó, acabam se concentrando no cenário à sua volta, semeando a paz em um novo ciclo de convivência”, disse.
Prado entregou ao vice-presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, Massanori Yamasaki, o diploma alusivo à data. Como agradecimento, Jaime Takenaka leu, na tribuna da Casa, mensagem enviada pelo presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, de Tóquio, Japão. O texto elogiava a cidade de Curitiba por ser planejada e premiada internacionalmente por seu elevado padrão de qualidade de vida. “Curitiba cresce com sua visão humanista, ensina ao mundo como se relacionar na arte do dia-a-dia, é pioneira na preservação ambiental, sendo o ser humano o fator mais importante.”
Massanori Yamasaki também agradeceu a homenagem. Disse que a filosofia de Ikeda prega a educação como forma de evitar guerras, infelicidades e violência. “Este é o caminho, desde o jardim de infância até a universidade.” Para o vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da Casa, que presidiu a solenidade, “a Câmara sediou uma sessão muito especial, transmitindo a cada um luz de paz, como ensina a filosofia da Soka Gakkai.”
Presenças
Também estiveram presentes Nageib Bark, vice-presidente da Soka Gakkai Internacional no Paraná; Ioko Margarete Hara, representando o secretário de Governo, Rui Hara, e Rosany Medianeira Brasil Farias, da Fundação de Ação Social (FAS).