Ações ambientais são reconhecidas por vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 20/06/2008 17h50, última modificação 21/06/2021 11h23
A importância da recuperação e preservação da biodiversidade local através do combate às espécies  invasoras da fauna e flora, proteção aos maciços florestais nativos e recuperação de nossos rios e da mata ciliar já é consenso entre os curitibanos. A constatação é do engenheiro florestal Alfredo Vicente de Castro Trindade, durante a entrega do Prêmio Ecologia e Ambientalismo, na noite desta quinta-feira (19), na Câmara de Curitiba. Por iniciativa de diversos vereadores, foram 17 os indicados, entre entidades não governamentais e pessoas que se destacaram, no ano passado, com ações em defesa da natureza, meio ambiente e interesses ecológicos. A sessão foi dirigida pelo segundo-secretário, vereador Sérgio Ribeiro (PV), e teve Julieta Reis (DEM) como mestre-de-cerimônias.
O autor da lei que regulamenta a premiação e presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Casa, vereador Angelo Batista (PP), fez a saudação, lembrando que o dia 5 de junho é o Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente e que as homenagens são realizadas nesse período para marcar as duas datas. O parlamentar fez uma reflexão sobre o fenômeno da consciência ecológica. Fatores sociais, ambientais, culturais, econômicos e políticos que a impulsionaram, como também os principais obstáculos e desafios ao seu avanço. “Em um futuro próximo, 50% da população mundial não terá água potável”, alertou.
Em âmbito municipal, Angelo Batista apontou pontos positivos e preocupantes. Disse que Curitiba possui 18 parques ambientais, alguns em recuperação e duas usinas de reciclagem de lixo, uma no Boqueirão e outra no Uberaba. “Em compensação, temos o Aterro da Caximba e um milhão de veículos poluindo o ar”, acrescentou. O primeiro seminário internacional sobre aquecimento global, realizado nos dias 16 e 17 deste mês, também foi lembrado pelo vereador. “Esse evento, assim como o trabalho de todos homenageados, nos dão um novo alento. Sabemos que podemos contar com vocês para tentar mudar esse quadro”, finalizou.
Para o engenheiro florestal Alfredo Trindade, a homenagem valoriza e incentiva novos projetos, fazendo com que aqueles que atuam no setor busquem ser ainda mais eficientes e eficazes. Trindade finalizou seu discurso com uma poesia de Teolinda Gersão, que dedicou à esposa Cláudia e a todos os homenageados.