Acatada exigência de aparelhos de oxigenoterapia para idosos
O projeto de autoria de Maria Leticia Fagundes (PV), que obriga as clínicas, unidades e residências geriátricas de Curitiba a manter em suas unidades equipamentos destinados à oxigenoterapia contínua, teve seu trâmite aprovado na manhã desta segunda-feira (11) pelos vereadores que compõem a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte.
A justificativa da matéria (005.00331.2017) explica que a grande maioria dos idosos internados em casas de repouso possui distúrbios respiratórios, daí a necessidade de a instituição ter à disposição o equipamento necessário [cilindro de oxigênio e concentrador]. A proposta, de acordo com a justificativa, "prevê que as medidas por ela veiculadas deverão ser observadas igualmente pelas instituições que se instalarem no município futuramente". O parecer positivo foi de Oscalino do Povo (Pode).
Mestre Pop (PSC) parecer pelo trâmite ao projeto de Felipe Braga Côrtes (PSD) que autoriza o comércio de alimentos por meio das chamadas food bikes (005.00004.2017). "As cozinhas em bicicletas são a nova tendência do setor alimentício. Além de muito mais baratas e viáveis para se comprar, comparadas a um caminhão, toda a logística e possibilidades de comércio aumentam com um veículo muito mais simples e de prático manuseio", diz o texto.
Também teve seu trâmite aprovado o projeto de Noemia Rocha (PMDB) que institui em Curitiba o "Janeiro Branco" dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental (005.00103.2017). Conforme a autora da matéria, trata-se de “uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo”, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Utilidades
Os vereadores que compõem o colegiado também aprovaram a tramitação de três declarações de utilidade pública: uma referente à Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Isolda Schmid (APMF Isolda Schmid) (014.00065.2017); outra ao Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) (014.00039.2017); e à Associação Beneficente Quadradinhos do Amor (ABAMOR) (014.00063.2017).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba