Ação na Boca Maldita encerra a Semana Pró-Mulher

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati — publicado 10/03/2023 18h35, última modificação 13/03/2023 08h13
Objetivo foi divulgar o suporte ofertado pela Procuradoria da Mulher.
Ação na Boca Maldita encerra a Semana Pró-Mulher

Panfletagem na Boca Maldita divulgou os serviços ofertados gratuitamente pela ProMulher. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Tradicional reduto na Rua XV de Novembro, a Boca Maldita foi palco, na tarde dessa sexta-feira (10), da última atividade da Semana Pró-Mulher: el@s no centro do debate público. A ação teve a proposta de divulgar à população os serviços ofertados pela Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Os atendimentos podem ser acessados, gratuitamente, em diversas áreas (confira como).

>> Assista, no Instagram da CMC, ao vídeo sobre a ação

A Procuradoria da Mulher da Câmara da Municipal de Curitiba apoia todas as demandas que as mulheres trouxeram até nós, incluindo segurança, saúde e oportunidade de emprego”, explica a procuradora da Mulher, vereadora Maria Leticia (PV), que também é a segunda-secretária da Casa. Uma nova sala para receber os atendimentos à população foi inaugurada na última segunda (6).

A Semana Pró-Mulher teve atividades, entre os dias 6 e 10 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. “Essa semana representa um marco na história da Câmara Municipal. Proporcionamos ações para diferentes públicos, com uma programação que trouxe reflexões importantes para todos, independente do gênero ou da orientação sexual. Combater a violência contra a mulher é um dever de todos e saímos deste ciclo com a sensação de missão cumprida”, avalia Maria Leticia.

>> Leia também:
Comissão Executiva recebe Plano de Políticas para Mulheres

A abertura do evento, na última segunda, foi realizada em plenário, com o batismo da Escola do Legislativo com o nome da primeira vereadora de Curitiba: Maria Olympia Carneiro Mochel. Eleita em 1947, aos 21 anos de idade, ela fez parte da primeira legislatura contemporânea e chegou a fazer parte da Mesa Diretora da CMC.

Na terça (7) à tarde, foi realizada uma roda de conversa. Na quarta (8), em plenário, a Tribuna Livre da Câmara debateu a violência contra a mulher com a psicóloga Jéssica Paula da Silva Mendes, da Defensoria Pública do Estado do Paraná e da Casa da Mulher Brasileira. À noite, foi a vez da tradicional sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher, em que a bancada feminina indicou as homenageadas da noite.

Na quinta (9), uma palestra ministrada por Maria Leticia reuniu dicas de como os estabelecimentos comerciais, em especial os bares, as casas noturnas e os restaurantes, podem prevenir tanto o assédio quanto a importunação sexual. A ideia é promover um debate permanente sobre a questão, avançando na proteção à mulher em Curitiba.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba