Acadêmica é cidadã curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 27/05/2011 17h50, última modificação 09/08/2021 15h11
A professora, historiadora e crítica de cultura Cassiana Lícia de Lacerda recebeu, na noite desta quinta-feira (26), o título de cidadã honorária de Curitiba, por indicação da vereadora Nely Almeida (PSDB). A solenidade, no plenário da Câmara, foi  presidida pela vereadora Noemia Rocha (PMDB), quarta-secretária da Casa, e reuniu familiares, amigos e alunos da homenageada.
Em seu discurso, Nely destacou o currículo, a competência e profissionalismo da homenageada, que nasceu na Lapa  e veio morar em Curitiba aos sete anos, onde teve formação escolar de 1 e 2 graus no Colégio Nossa Senhora de Sion. Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é pós-graduada pela USP, com doutorado também em Letras.  
UFPR
Cassiana foi vice-diretora do setor de Ciências Humanas Letras e Artes e membro do Conselho Universitário, tendo sido a primeira mulher a integrar o colegiado. Foi professora titular de Letras, Turismo, Design, Biblioteconomia e da área de Comunicação Social. Introduziu as disciplinas de Manifestações Literárias do Paraná e História Cultural no Paraná, atuou como chefe do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas. A homenageada também implementou os laboratórios para ensino de línguas estrangeiras para os cursos de japonês, hebraico, guarani, entre outros. Criou ainda o Centro de Estudos Brasileiros, que visa a promoção de pesquisas interdisciplinares, cujo tema é a realidade brasileira.
Também fazem parte do currículo da professora a coordenação da pesquisa e a editoração da História do Poder Judiciário. Finalizando, a vereadora lembrou a maneira ímpar com que a professora dirigiu o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da cidade. "Melhor que ser reconhecida é ser bem vinda", disse a historiadora . Prosseguindo, afirmou que Curitiba é uma cidade que mistura história e fantasia e que aqui se encontra um "espaço universal". Cassiana de Lacerda fez a retrospectiva da fundação do município até os dias de hoje. Finalizou destacando as características da personalidade dos curitibanos e da cidade.
Prestigiaram a cerimônia  Marialice Avelar, da prefeitura de Curitiba; Norma da Luz Ferrarini, da Universidade Federal do Paraná,  e o tenente Gauss Catarinozi Reis, da 5 Região Militar, entre outros.