Academias podem usar medidores de pressão

por Assessoria Comunicação publicado 21/12/2007 19h40, última modificação 18/06/2021 09h05
Proposta do vereador Zé Maria (PPS) que prevê a utilização de equipamentos para medição da pressão arterial (esfigmomanômetro e estetoscópio) em academias de ginástica e estabelecimentos similares já passou pelas comissões permanentes da Câmara de Curitiba e aguarda inclusão na ordem do dia do plenário. Com a medida, segundo o parlamentar, será possível oferecer o bem-estar aos freqüentadores dos espaços e evitar possíveis acidentes.
Zé Maria argumenta que, com os aparelhos à disposição, as pessoas se sentirão estimuladas a medir a pressão e terão condições de se exercitar com segurança. O parlamentar sugere o uso do equipamento antes ou depois das atividades físicas. “As pessoas, atualmente, são induzidas a praticar esporte e cuidar da saúde. De extrema importância, as atividades regulares trazem inúmeros benefícios à saúde, porém é necessário cuidar de alguns detalhes. A medição da pressão arterial é muito importante para identificar possíveis problemas ao fazer alguma atividade de esforço físico. A falta dessa verificação simples pode causar sérias conseqüências. Pequenas atitudes tomadas no seu devido tempo podem evitar complicações futuras”, alerta.
Os equipamentos deverão ser  manipulados por profissionais qualificados para o atendimento.
Sintomas
“Pessoas com problemas de pressão devem fazer a medição diária. A doença não apresenta sintomas e, por isso, é chamada de doença silenciosa. Tanto para pressão baixa como alta é necessário cuidado específico para manter a qualidade de vida”, conclui.