Academias devem mostrar riscos dos anabolizantes

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2009 17h00, última modificação 28/06/2021 09h31
Carta de advertência com as consequências do uso de anabolizantes deve ser colocada nas academias de ginástica, nos centros esportivos e estabelecimentos comerciais de nutrição esportiva e produtos correlatos à atividade física. A proposta é do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que sugere o texto a ser afixado em local visível: “O uso de anabolizantes causa danos irreversíveis à saúde e dependência química.”
Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar argumenta que “a busca de corpos esculpidos à base de remédio está levando jovens de aparência saudável ao vício muitas vezes sem volta. O motivo é o uso dos chamados esteróides anabolizantes.” Na opinião de Derosso, apesar de não haver estatísticas, sabe-se que vem crescendo o número de consumidores da droga. “Não são apenas os atletas em busca de mais força, velocidade e resistência dos músculos.” Homens, jovens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo também se deixam seduzir pelos efeitos da droga.
Derosso alerta que “muitas vezes é o próprio instrutor quem oferece as drogas aos alunos”. Nas lojas de suplementos nutricionais a situação não é diferente. “Quem compra, na verdade, está pagando pelo sonho de corpo perfeito, mas está pagando a ilusão, porque os problemas são muitos.”
Proibição
Nos Estados Unidos, conforme pesquisa,  os anabolizantes já são considerados uma droga proibida e só podem ser vendidos com receita médica. Na Suécia, existem serviços que encaminham os usuários para tratamento semelhante ao de outras drogas. No Brasil, apesar da proibição de venda, a Vigilância Sanitária é falha e os esteróides são consumidos em larga escala.
Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, aumento da massa muscular e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes.
Diante dessa situação, Derosso também sugere que nas campanhas de combate ao uso de drogas seja incluída a divulgação dos prejuízos à saúde causados pelo uso de anabolizantes.
O uso indiscriminado desses esteróides provoca 69 efeitos colaterais já documentados. Em garotos e homens existe a redução da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar e calvície. Também parada no crescimento de crianças, depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares, problemas hepáticos, derrame cerebral e até câncer.