Academias devem exigir atestado de aptidão física

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2010 15h45, última modificação 30/06/2021 10h08
Academias de ginástica e similares agora devem exigir a apresentação de atestado médico de aptidão física dos frequentadores. O documento deve ser entregue no momento da matrícula e renovado a cada 12 meses.
A justificativa do projeto apresentado e aprovado na Câmara é que muitas pessoas que nunca fizeram exercícios acabam iniciando uma atividade física para evitar o sedentarismo. Porém, iniciam sem conhecer suas reais condições de saúde e alguns acabam não suportando a quantidade de exercícios a que são submetidos. A lei pretende fazer com que academias e frequentadores se conscientizem da necessidade de atestar a capacidade e aptidão física antes de iniciar as atividades para evitar danos físicos e mentais com uma prática inadequada.
Multas
Ao estabelecimento que descumprir a norma pela primeira vez, a lei prevê multa de R$ 500. Na segunda vez, R$ 1 mil e suspensão por 60 dias do alvará de funcionamento, na terceira ocorrência. O alvará deverá ser cassado caso haja uma quarta desobediência à lei.
Desfibriladores
Outro projeto de lei que tramita na Câmara propõe a obrigatoriedade de equipar com desfibriladores cardíacos as academias e estabelecimentos similares. O instrumento é empregado em situações de parada cardiorrespiratória para combater a fibrilação cardíaca. Ele emite choques elétricos no coração, aplicados diretamente no tórax. O projeto prevê que as academias treinem e promovam cursos de reciclagem para que os professores de educação física possam operar nos aparelhos.