Acaba nesta quarta o prazo para sugestões ao orçamento de Curitiba
Acaba nesta quarta-feira (20) o prazo para você ajudar na definição das diretrizes orçamentárias de Curitiba. Seu bairro precisa de uma unidade de saúde, de uma creche ou de asfaltamento numa rua? Par que essas obras sejam feitas, elas precisam constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. Se isto entrar como meta física na LDO, no segundo semestre a Lei Orçamentária Anual (LOA) vai prever recursos para a sua realização.
Para participar, existem duas formas: ou você faz isso presencialmente, utilizando as urnas dispostas nas dez administrações regionais de Curitiba e na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), ou opinia no futuro da capital pela internet. Há um formulário online, na página da CMC, e também é possível comentar as postagens sobre a consulta pública nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), que essas opiniões serão consideradas pelos vereadores.
Para consultar a proposta de LDO para 2020, elaborada pela Prefeitura de Curitiba e em tramitação na CMC, basta acessar o Sistema de Proposições Legislativas. Lá, com o código da iniciativa (013.00002.2019), é possível saber o que o Executivo já propôs de novidade para Curitiba e onde planeja gastar os R$ 9,4 bilhões estimados como orçamento para o ano que vem. Esta antecipação evita mudanças bruscas no planejamento da cidade, de forma a ampliar o controle social sobre a administração pública.
No ano passado, a participação popular contabilizou 383 participações, sendo que 275 destas foram presenciais, 100 sugestões foram recebidas pelo site do Legislativo e as outras 8 por redes sociais.
*Notícia elaborada pela estudante de Comunicação Organizacional Thaiane Lago Rovani, especial para a CMC.
Edição: José Lázaro Jr. Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba