Tribuna Livre do CMC Podcasts: mais mulheres no parlamento

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 24/05/2024 07h05, última modificação 24/05/2024 00h52
Junto com as convidadas Ana Paula Viana Barmann e Isabela Lustosa, a vereadora Noemia Rocha ressalta a importância da participação feminina na política.
Tribuna Livre do CMC Podcasts: mais mulheres no parlamento

Desde seu primeiro mandato, a vereadora Noemia Rocha luta por uma maior participação da mulher na política. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O recado é claro: as mulheres devem participar da política! Com a experiência de quarto mandato, a vereadora Noemia Rocha (MDB) elegeu o tema "Mais mulheres no parlamento" para debate no Tribuna Livre do CMC Podcasts. A parlamentar trouxe duas convidadas especiais para aprofundar a conversa: a advogada eleitoral Ana Paula Viana Barmann e a jornalista Isabela Lustosa, líder do movimento Vote Nelas Paraná.

“É um tema que tanto me preocupa quanto me incomoda. Precisamos avançar, porque somos a minoria no parlamento sendo a maioria da população. Estamos mal representadas”, disse a vereadora Noemia Rocha. Segundo ela, o objetivo é buscar uma isonomia de mulheres nas casas legislativas de todo o Brasil. Pelos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todos os parlamentos do país (envolvendo os níveis federal, estadual e municipal), as mulheres ocupam cerca de 15% dos assentos legislativos brasileiros.

Noemia Rocha disse que, quando entrou na CMC, percebeu que não tinha nenhuma mulher na chapa para a Mesa Diretora. A partir das eleições seguintes, a Câmara de Curitiba passou a ter ao menos uma mulher na Mesa Diretora. Para Noemia Rocha, o objetivo, agora, é alcançar novas conquistas: que as mulheres ocupem, pelo menos, metade das 38 cadeiras do legislativo municipal (ou seja, 19 vereadoras) e que uma mulher seja eleita presidente da CMC.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube


A advogada Ana Paula Viana Barmann explicou as regras do jogo do processo eleitoral. Ela contou os principais avanços legislativos dos últimos anos, como a obrigatoriedade de 30% das inscrições de candidaturas serem de mulheres. A partir das eleições deste ano, ela ressaltou que os recursos do fundo eleitoral devem financiar as campanhas de mulheres. Mesmo com essas melhorias, ela faz um alerta: “o acesso da mulher na política será muito melhor e maior quando esse financiamento público de campanha for distribuído de forma adequada entre todas e não destinada a A, B ou C.”

Liderando o movimento Vote Nelas Paraná, Isabela Lustosa falou acerca da importância de trabalhar em conjunto para apoiar a participação de mulheres no parlamento. O Vote Nelas nasceu em São Paulo, em 2018, e, a partir de 2022, Isabela fundou o movimento no estado paranaense. “Hoje, temos 300 mulheres no grupo: prefeitas, vereadoras, presidentes de Câmaras. Isso virou um grupo de apoio entre nós”, disse. “Em casos em que a vereadora é a única mulher na casa legislativa, ela sabe que não está sozinha. Ela diz que tem o apoio do movimento Vote Nelas”, ressaltou Isabela.

Temos uma democracia de fato?

“Não temos democracia até hoje, pois democracia é quando temos todos os gêneros representados nas casas legislativas”, ressaltou Isabela. A vereadora Noemia Rocha ressaltou o chamado “sistema zíper”, em que há uma paridade de gênero nas candidaturas eleitas: os assentos parlamentares são assegurados de forma alternada. Por exemplo, para cada homem eleito, uma cadeira é assegurada a uma mulher. “A gente precisa avançar ou vamos levar mais de 100 anos para termos uma igualdade da mulher nos parlamentos do Brasil”, disse a vereadora.

 Além de ressaltarem a qualidade legislativa com maior participação feminina, Noemia Rocha e as duas convidadas deixaram também um recado para os homens. “Os homens têm mulheres mães, irmãs, filhas, que podem ser vítimas de violência doméstica, feminicídio e outras questões a que as mulheres estão vulneráveis. Vamos construir juntos”, pediu a advogada. Isabela Lustosa, em um tom emotivo, deixou um recado direto: “Homens, nos escutem! Parem e nos escutem!”. “Somos parceiras dos homens e que os homens sejam nossos parceiros. Pedimos essa parceria: que os homens nos tratem como iguais”, resumiu a vereadora.

Tribuna Livre do CMC Podcasts

maior participação de mulheres no parlamento foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify. 


*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba