ABNT instala comissão para fixar normas aos infláveis

por Assessoria Comunicação publicado 06/06/2008 16h45, última modificação 21/06/2021 10h52
Integrantes da Comissão Especial da Câmara de Curitiba que analisa as normas de segurança para uso de brinquedos infláveis participaram, nesta quinta-feira (5), de reunião na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para instalação de Comissão de Estudo Especial de Segurança de Brinquedos Infláveis de Grande Porte. O encontro aconteceu em São Paulo, depois da sugestão dos parlamentares paranaenses de se criar normas técnicas sobre o assunto.
Segundo o relator, vereador André Passos (PT), a comissão da ABNT participará de audiência pública marcada para o próximo dia 17, na Câmara de Curitiba. "O trabalho da ABNT é fazer com que todas as partes envolvidas no processo (produtores, consumidores e neutros) colaborem na elaboração do projeto e que possam, em nível nacional, discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para as atividades estudadas", afirmou a vereadora Julieta Reis, integrante da comissão.
Projeto
Patrícia Roberta Barucco, da área de gerência do processo de Normalização da ABNT, fez a abertura da reunião, lembrando da importância de se contar com normas brasileiras sobre o assunto, explicando os princípios que regem a elaboração do documento, as responsabilidades da Comissão de Estudo Especial e do coordenador e o suporte do sistema Live Link, que possibilita a troca de informações entre os membros e agiliza o processo, já que dispensa grande número de reuniões. “Com a demanda da Câmara de Curitiba, percebeu-se que não há normas específicas no Brasil. Assim, surgiu a necessidade de criar esta comissão para a elaboração de um projeto de norma", afirmou.
Para o presidente da Comissão Especial, vereador Tico Kuzma (PSB), "a atitude da ABNT em iniciar os estudos para a normalização foi muito importante, pois beneficiará não apenas Curitiba, mas toda a sociedade brasileira, trazendo mais segurança às crianças e também mais garantias aos que trabalham com brinquedos infláveis. "Os parlamentares destacaram a participação de empresas ligadas à fabricação e locação de brinquedos. "As empresas que estiveram na reunião não tinham ligação com o acidente, mas fizeram questão de ir até São Paulo e ainda participar da comissão", falou André Passos.
Também participam desta comissão os vereadores Elias Vidal (PP) e José Roberto Sandoval (PTB).