ABNT discute as normas para infláveis

por Assessoria Comunicação publicado 16/09/2008 16h50, última modificação 22/06/2021 07h40
Avançam as discussões sobre a normatização dos brinquedos infláveis. Na segunda reunião da Comissão de Estudo Especial de Segurança de Brinquedos Infláveis de Grande Porte instalada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), realizada no início desta semana, em São Paulo, os participantes começaram a analisar as normas de segurança, baseadas na legislação européia. O grupo se reúne a partir de sugestão da Comissão Especial da Câmara de Curitiba.
A reunião teve participação de 12 pessoas representando três segmentos da sociedade em relação aos brinquedos infláveis: produtores (fabricantes), consumidor  (empresa compradora do produto para locar) e neutros (pessoas sem ligação com a área). Entre os neutros está José Carlos Lauter, diretor de Apoio às Comissões da Câmara de Curitiba.
Aplicação
Segundo Lauter, “o estudo gira em torno de normas aplicáveis aos equipamentos infláveis destinados às crianças de 14 anos ou menos, individuais ou coletivos. O documento vai especificar as exigências de segurança para equipamentos infláveis em que as atividades principais são pular e deslizar. Estabelecerá medidas frente aos riscos e também para reduzir ao mínimo os acidentes dos usuários.” O diretor da Câmara destaca que na reunião foram discutidos, entre outros pontos, o tipo de tecido que deverá ser usado, as redes, as cordas e ancoragem.
Lauter adianta que o tempo necessário para elaboração da norma é de no mínimo 18 meses. Depois, a comissão da ABNT deve se reunir a cada cinco anos para revisão do documento. Ressalta, ainda, que o resultado final dos trabalhos do grupo será uma norma voluntária que passará a ser compulsória após adoção pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Próxima reunião
O próximo encontro para novas discussões está marcado para os dias 10 e 11 de novembro. O Paraná teve cinco representantes na reunião desta semana. Além de Lauter, participaram Elisete Casiraghi, do Sesc; Rogério Prando, da Eurosport; Antônio Prando, da BP Eventos, e o engenheiro Adler Machado, do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).