Abilio de Oliveira e Wilson Picler recebem cidadania honorária
Nesta quarta (6) e quinta-feira (7), a Câmara Municipal promove duas solenidades para a entrega do título de Cidadão Honorário. Uma delas, de iniciativa do vereador Mauro Ignácio (PSB), pretende homenagear o empresário Abilio de Oliveira Santana, proprietário da gráfica Hellograf “uma das mais modernas do Brasil”, de acordo com o proponente da homenagem (006.00018.2016).
Abilio também é presidente do Sindicato da Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep); vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); e coordenador do Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Indústria do Paraná. O evento será realizado às 20h, no Palácio Rio Branco.
Na quinta-feira, o homenageado será o empresário Wilson Picler. A iniciativa (006.00018.2013), de Tito Zeglin (PDT), esclarece que Picler é fundador e sócio majoritário de um dos maiores grupos educacionais do Brasil: o Grupo Uninter. De origem humilde, Picler foi foi deputado federal pelo PDT-PR, entre 2009 e 2011. “Em 1996”, diz Zeglin, em sua justificativa, “Wilson Picler fundou o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão IBPEX, instituição dedicada a oferecer pós-graduação de qualidade e acessível aos graduados em todo o Brasil, com um projeto intitulado Faculdade vai a Escola”.
Posteriormente ele fundou a Faculdade Internacional de Curitiba (2000) e a Faculdade de Tecnologia Internacional, Fatec Internacional (2002). Recebeu prêmios como a Medalha do Mérito Santos Dumont, concedida pelos serviços prestados à Aeronáutica Brasileira, e Honoris Causa, concedido pelo Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa (CIHCE). A solenidade inicia às 19h30, também no Palácio Rio Branco.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba