Abib reivindica novo acesso ao Erasto Gaertner
Criar uma opção de deslocamento barata e mais segura aos pacientes ou acompanhantes que estejam na Casa de Apoio, localizada em lado oposto ao Hospital Erasto Gaertner, é a reivindicação que faz o vereador Éde Abib (PMDB) ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e ao secretário municipal de Obras Públicas, Nelson Leal Júnior.
Estamos propondo a construção de uma passarela coberta sobre o trecho urbano da PR-476 (antiga BR-116), unindo a Casa de Apoio ao Hospital Erasto Gaertner, para facilitar o deslocamento de pacientes e seus acompanhantes, justificou Abib. A Casa de Apoio abriga pacientes de neoplasia que vêm de fora da cidade para tratamento no hospital, em grande parte acompanhados por familiares. Com a passarela seriam dispensados deslocamentos em ambulâncias, que geram custo de combustível para o hospital e ainda um atendimento maior por parte de motoristas e serviço de enfermarias.
O deslocamento a pé para pacientes em condições não seria tão traumático e poderia ser até prazeroso, para visualizar um pouco da cidade, enquanto se dirige ao tratamento, explica Abib, que está intermediando um interesse comum junto à administração municipal.
Um exemplo da viabilidade da construção do equipamento urbano no local está pouco acima, na altura do campus do Centro Politécnico. Ali, já há algum tempo, uma passarela coberta serve como opção segura de deslocamento sobre o perigoso trânsito da região.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba