Abib cumprimenta medidas preventivas contra o câncer
Autor da lei que instituiu em 99 a Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata, o vereador Éde Abib (PMDB) cumprimentou a aprovação, pela Câmara de Curitiba, do projeto de lei do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), sobre a realização gratuita de exames preventivos ao câncer de próstata. O parlamentar disse que "a nova lei irá reforçar a opinião pública sobre a necessidade de prevenção quanto aos perigos do tumor maligno, que, infelizmente, ainda leva muitas famílias a um desenlace trágico com a doença".
A nova contribuição do Legislativo curitibano para com o perigo do câncer de próstata deve, na opinião de Abib, "servir como meio fiscalizatório para que mais e mais campanhas de esclarecimento sejam feitas, a fim de manter o cidadão atualizado a respeito dos seus direitos na prevenção e as formas disponíveis de tratamento pelo Sistema Único de Saúde".
No projeto de Abib, a Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata foi projetada para ocorrer a partir de 27 de novembro, Dia Nacional de Combate do Câncer.
Derosso
O projeto de Derosso, que vai garantir a realização gratuita dos exames, recebeu co-autoria da vereadora Roseli Isidoro (PT). A parlamentar, entretanto, lamentou que por apenas dois anos consecutivos (2000 e 2001), as campanhas informativas da Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata, tenham sido realizadas. Para a vereadora, "será importante que a Câmara Municipal acompanhe o cumprimento das duas leis".
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), acredita que "a nova lei trará tranqüilidade e maior segurança às famílias, especialmente as de pouco poder aquisitivo, objetivo central dos dois projetos do Legislativo". As leis que se completam formando uma legislação municipal relacionada ao assunto serão desenvolvidas com ações da Secretaria Municipal de Saúde. Para Abib, "a realização dos exames preventivos e gratuitos é fundamental para detecção do câncer no início da doença, proporcionando grande possibilidade de cura".
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba