Aberto prazo para emendas à LDO

por Assessoria Comunicação publicado 15/06/2009 19h55, última modificação 24/06/2021 09h14
Projeto de lei que traça metas e regras para a aplicação orçamentária do próximo ano, a LDO 2010 já está em plenário para recebimento de emendas das bancadas partidárias de situação e oposição. A matéria, inserida na pauta da ordem do dia da Câmara de Curitiba nesta segunda-feira (15), permanecerá pelo prazo de três sessões consecutivas.
Em seguida, o projeto retorna à apreciação da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, presidida pelo vereador Paulo Frote (PSDB), que o devolverá ao plenário, após a redação final do parecer, para votação nas sessões dos dias 29 e 30 deste mês.
A lei dará embasamento técnico e fiscal para a Lei Orçamentária Anual, que será elaborada pela prefeitura e depois analisada e discutida pela Câmara no segundo semestre. Como todas as matérias fiscais, a LDO e LOA seguem também, desde 2001, o Estatuto da Cidade, que determina a gestão orçamentária participativa através dos debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do Plano Plurianual (PPA). Neste ano, também será elaborado o PPA, que dará a base para o detalhamento das leis orçamentárias nos próximos quatro anos.
Na recente audiência promovida pela Casa, o presidente da comissão, Paulo Frote, solicitou ao consultor orçamentário e financeiro, Washington Moreno, “a agregação dos conceitos do PPA para melhorar o entendimento ao público presente”. A medida, conforme alguns dos representantes da população que acompanharam, “facilitou a compreensão das questões técnicas que envolvem a complexidade da lei.”
Com todos os trâmites cumpridos, assegura-se que boa parte do projeto original “já contemple as reivindicações feitas pela população. Contudo, deveremos incluir mais algumas emendas”, comentou Frote.