A poliglota e faixa preta Meri Martins na luta por políticas inclusivas

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 06/02/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h15
Filiada ao Republicanos, Meri fez 7.938 votos em Curitiba nas eleições municipais de 2024.
A poliglota e faixa preta Meri Martins na luta por políticas inclusivas

Meri Martins tem como bandeiras a defesa da mulher, a proteção da família e a causa animal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Russo, inglês, espanhol e um pouco de hebraico. Além, é claro, do português, um idioma que é um óbvio ululante para quem nasceu no Brasil. No podcast Você Me Representa, Meri Martins revelou ter o domínio dessas línguas e também ser faixa preta em taekwondo. O objetivo que fez ela entrar para a política, no entanto, foi o desejo de ampliar a atuação para cuidar das pessoas. Nas eleições de 2024, a filiada ao Republicanos fez 7.938 votos, conquistando, assim, uma cadeira na 19ª legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Meri destacou que trabalha com voluntariado há mais de 30 anos. Graduada em Serviço Social, com pós-graduação em Políticas Sociais e Saúde da Família, e esposa do pastor Aroldo Martins (vice-presidente do Republicanos e representante da Igreja Universal), Meri disse que sempre atuou em prol das pessoas. “A política oferece uma porta ampla para ajudar ainda mais as pessoas”, afirmou a nova vereadora curitibana.

Como uma de suas bandeiras, ela disse que pretende garantir que os direitos que as pessoas têm possam chegar até elas, além de lutar por novas garantias fundamentais. “Curitiba é maravilhosa, não é o Rio de Janeiro, mas tem problemas”, comparou a carioca Meri Martins. Uma de suas preocupações é em relação a bairros mais afastados da área central, que continuam sofrendo com problemas de violência contra a mulher, como casos de feminicídio. Para combater isso, pretende incentivar aulas de artes marciais para proteção pessoal.

Outra prioridade para a vereadora será a proteção da família, especialmente as chamadas mães atípicas, como o caso de mulheres com filhos autistas. “Existem leis para as crianças autistas, mas e para as mães? Não tem nada, nem apoio jurídico nem psicológico. Vou lutar por uma política municipal de apoio para essas mães”, garantiu. Meri também promete defender pautas da causa animal, com intensificação das castrações e conter o abandono, com promoção de campanhas nas escolas.

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldidiretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.