Câmara recebe lançamento de livro sobre reprodução assistida
Da esquerda para direita, as advogadas Susimara Bidin e Andréa Vaz, autoras do livro. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Em evento nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu o lançamento do livro “Reprodução Humana Assistida no Brasil”. A convite do presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), as autoras Andréa Arruda Vaz e Susimara Teixeira Bidin, ambas advogadas, falaram sobre a obra e autografaram exemplares (067.00008.2022).
A reprodução assistida reúne diferentes técnicas médicas, como a reprodução in vitro, para auxiliar na reprodução humana. As autoras reforçaram a luta pela liberdade de escolha da mulher. “Seja pelo direito de querer ou não 'maternar', ou de ter diversos lindos filhos, aqui pregamos a liberdade. Defendemos o direito da dignidade de quem nasce por meio da ciência”, afirmou Vaz.
"Nós basicamente não temos pesquisa sobre isso no Brasil. É um tema bastante escasso e recente, inclusive. A nossa abordagem busca relacionar a discussão entre o direito ao anonimato, versus o direito da identidade genética, da raiz genética. Seja para a saúde, seja para evitar questões de incesto, entre outras”, completou a coautora.
"Lembro que esta é a segunda vez em que abrimos as portas da Câmara para receber o lançamento de obras literárias. É uma forma de contribuir para divulgar a produção e a pesquisa feita em nossa cidade e uma forma de aproximar ainda mais a população de Curitiba e esta Casa Legislativa", reforça Kuzma. No fim de outubro, também por proposição do presidente, o Legislativo recebeu o lançamento da obra “Almas Castrenses nos Logradouros Públicos de Curitiba”.
O evento foi realizado no auditório do Anexo 2 da Câmara, contando também com a venda de exemplares da obra. O lançamento do livro reuniu alunos, colegas de profissão e servidores da Casa.
As autoras
Andréa Arruda Vaz é graduada em Direito pela Faculdade Dom Bosco, mestre e doutoranda em Direito pela UniBrasil. Atualmente, é pesquisadora, escritora e cofundadora de um escritório de advocacia. E Susimara Teixeira Bidin é formada em Direito pela Faculdade Educacional Araucária. O livro é resultado de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), do qual Vaz foi orientadora.
>> Confira as fotos do lançamento do livro “Reprodução Humana Assistida no Brasil” no Flickr da CMC:
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba